OPINIÃO

Sérgio Antônio Andrade de Freitas é graduado em Engenharia Elétrica  pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Ingressou na Universidade de Brasília em 2009, onde é professor associado no curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama. Atualmente é Decano (Pró-reitor) de Ensino de Graduação. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA).

Sérgio Freitas

Todos os semestres temos o privilégio de receber novos estudantes. São muitos esforços para chegar até a Universidade. Com certeza foram muitas horas de estudos e muito esforço empregado nessa preparação. Agora é a hora de nossos novos estudantes ocuparem seus lugares na UnB.

A graduação na Universidade de Brasília revela-se um mundo de possibilidades. Além da formação de qualidade que nossos cursos oferecem — em sua maioria reconhecidos dentro e fora do país, muitos com conceito máximo em avaliações —, há também o convívio com nossos professores e pesquisadores, a possibilidade de participação em grupos de pesquisa, o desenvolvimento profissional, a descoberta de novos conhecimentos, perspectivas, aptidões e, por fim, a olhar sobre voos mais altos no país e até mesmo no exterior.

O percurso pode ser difícil, árduo. Serão muitas horas de estudos todos os semestres. Haverá dúvidas e desafios. Mas o caminho pode ser também tranquilo. É por isso que estamos todos aqui, para receber os novos estudantes que hoje começam essa jornada. Estamos juntos. Somos uma universidade diversa, colorida, alegre e pulsante. Em nossos corredores, os calouros não encontrarão apenas as salas de aula, mas também se reconhecerão nos outros estudantes, formarão amizades e caminharão juntos.

Somos índios, somos refugiados, somos negros, somos homens, mulheres, jovens, senhores e senhoras, somos todos a Universidade de Brasília e hoje temos orgulho de receber os nossos novos estudantes, que a partir de agora construirão conosco a nossa Universidade.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.