Hospital passa a integrar a rede pública de saúde do Distrito Federal

Foto: Comunicação Ebserh

A parceria entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi formalizada nesta quinta-feira (19). Com a assinatura do novo contrato, toda a estrutura do hospital fica disponível para atender à população do DF, de acordo com os critérios de regulação da secretaria. O documento prevê o repasse de R$ 4,1 milhões por mês ao HUB, valor que pode chegar a R$ 5 milhões, dependendo do volume de atendimentos.

Por ser um hospital universitário, todas as atividades de ensino e pesquisa também serão realizadas em conjunto com a rede pública de saúde do DF. “A contratualização é um grande avanço para o HUB, Secretaria de Saúde e rede Ebserh pois representa um contrato global com cobertura territorial, atrelando completamente a assistência, o ensino e a pesquisa. Além disso, ajuda a concretizar o SUS na sua área de abrangência, integrando linhas de cuidado e regulação assistencial. O HUB é pioneiro no país nessa forma de contratualização”, explicou o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho.

A solenidade de assinatura do contrato contou com a presença de autoridades do HUB, da Universidade de Brasília (UnB), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Secretaria de Saúde e do Governo de Brasília. “Esse convênio vai ampliar os serviços de saúde oferecidos à população de Brasília e tudo será regulado pela secretaria, fortalecendo o Sistema Único de Saúde”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg. “O HUB passa a trabalhar de forma ainda mais integrada com a secretaria nos atendimentos de média e alta complexidade, além da parte educacional na Região Leste”, completou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

O novo contrato prevê atendimento prioritário à população da Região Leste de Saúde, que inclui São Sebastião, Paranoá e Itapuã. De acordo com a demanda e a capacidade do hospital, a instituição também ofertará serviços a todo o Distrito Federal. O HUB terá, ainda, que cumprir metas relacionadas ao número de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos e à taxa de ocupação de leitos.

“Mais uma vez, a UnB reafirma o compromisso com o Distrito Federal e com a formação de qualidade. A nossa parceria com a Ebserh tem dado bons frutos. Continuaremos parceiros no compromisso de melhorar a qualidade de vida da população”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão. “Fica aqui nossa disposição e nosso compromisso de cada vez mais juntarmos as forças para que a nossa coletividade seja atendida”, acrescentou o presidente em exercício da Ebserh, Laedson Bezerra Silva.

O presidente em exercício da Ebserh aproveitou para agradecer a dedicação de Hervaldo Carvalho, que está perto de encerrar a gestão de quatro anos como superintendente do HUB. “Gostaria de prestar uma homenagem ao doutor Hervaldo por esses anos de luta, se dedicando de corpo e alma à saúde do Brasil e do Distrito Federal. Fica o agradecimento e o reconhecimento pelo trabalho prestado à Ebserh”, concluiu Laedson.