EXCELÊNCIA

Com 12 notas máximas, Universidade de Brasília destaca-se a nível local. Índice retrata desempenho de estudantes e aponta necessidades de melhora

UnB teve mais cursos avaliados no Enade 2017, em comparação com a análise do último ciclo temático correspondente. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

A Universidade de Brasília obteve destaque no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Com 12 cursos nota 5 e 24 cursos nota 4, a UnB foi a única instituição de ensino superior a receber conceito máximo no Distrito Federal. As notas são atribuídas em escala, que variam de um (menor conceito) a cinco (desempenho elevado).

“O Enade é mais uma forma de medir o desempenho da graduação. É importante que o aluno participe para sabermos onde precisamos melhorar e continuar a fazê-lo”, disse a reitora Márcia Abrahão, sobre a importância do exame. Ela parabenizou a comunidade acadêmica pela nova conquista, que atesta mais uma vez a qualidade da instituição.

A avaliação compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino oferecido. O cálculo e a divulgação dos resultados ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes.

O exame anual avalia áreas temáticas iguais a cada período de três anos. Em 2017 foi a vez das licenciaturas, Ciências Exatas e áreas afins, além de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. A adesão de estudantes ao exame foi maior em 2017 do que no ciclo avaliativo de 2014 – última vez em que essas áreas haviam sido objeto da prova. No total, dentro das 44 áreas de avaliação, a UnB teve 59 cursos considerados.

Oferecido no campus Darcy Ribeiro, o curso noturno de Artes Visuais – licenciatura foi o único de conceito máximo a atingir também o índice mais alto no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar a evolução do estudante durante seus anos de formação. Entram neste cálculo apenas cursos com pelo menos dois estudantes participantes e nos quais 20% do total desses concluintes tenham dados que possam ser recuperados da base do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A PROVA A avaliação é construída a partir do perfil de egresso esperado para cada um dos alunos do curso e da adequação curricular às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, a primeira turma a ingressar no período que representa a metade do curso é avaliada e seus resultados são comparados com o de formandos, medindo o quanto eles aprenderam.

No ano de 2017, quase 540 mil estudantes se inscreveram para a prova e mais de 450 mil compareceram. Na Universidade de Brasília, mais de 80% dos mais de 3 mil inscritos estiveram presentes no dia da avaliação, número superior ao verificado no último ciclo avaliativo.

No Enade 2017, 12 cursos da UnB conquistaram nota 5. Outros 24 receberam nota 4. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB