EXCELÊNCIA

Pela primeira vez, Universidade aparece no ranking britânico THE para a região, no qual foram avaliadas 81 instituições de ensino superior

A Universidade de Brasília está na 19ª posição do Times Higher Education (THE) América Latina 2017. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20) no site do THE, centro de pesquisa britânico que há quase 15 anos se dedica a avaliar universidades do mundo inteiro. Esta é a primeira vez que a UnB figura na edição latino-americana do ranking.

O levantamento também colocou a Universidade como a 12ª melhor do Brasil e a sétima entre instituições federais do país. Nesse grupo, a UnB ganhou destaque no quesito internacionalização, ficando em primeiro lugar. Esse aspecto considera a presença de professores e estudantes estrangeiros e a colaboração internacional.

Ainda entre as federais, a UnB ficou em quarto lugar no quesito pesquisa e em sétimo, em ensino. “Esse resultado nos orgulha muito, pois reflete o empenho da comunidade acadêmica na busca pela excelência”, comemorou a reitora Márcia Abrahão. “É também um sinal do esforço dos decanatos de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) e de Pesquisa e Inovação (DPI) na sistematização de dados sobre os estudos realizados pela UnB”, acrescentou.

A diretora de Avaliação Institucional, Cláudia Griboski, explica que, pela primeira vez, a Universidade enviou ao THE informações sobre o valor arrecadado com projetos de pesquisa (R$ 88 milhões em 2015). “Acreditamos que esse dado ajudou a colocar a UnB no ranking”, disse.

“Fizemos um esforço conjunto para levantar e sistematizar dados da Universidade”, conta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. Ela ressalta que um dos objetivos do DPO é ter um banco robusto e fidedigno de informações acadêmicas e gerenciais. “Isso nos ajuda a planejar e aperfeiçoar as atividades de ensino e pesquisa ao revelar nossos potenciais e limitações. Além disso, estar no ranking dá maior visibilidade à Universidade, e pode ajudar a atrair talentos e captar recursos para pesquisas”, diz.

RANKING O Times Higher Education avaliou 81 universidades latino-americanas com base em quatro critérios principais: ensino, pesquisa, aplicação do conhecimento e internacionalização. A publicação é feita anualmente.

Hoje instituição de pesquisa independente, o THE foi criado em 2004 pelo jornal britânico The Times com o objetivo de avaliar universidades no mundo inteiro.

“Ajudamos as universidades a entenderem não apenas seu desempenho em um determinado ano, mas sua performance histórica em comparação com outras universidades no mundo”, diz Duncan Ross, diretor de Dados e Análise do centro.