INGRESSO

Até as 19h de sexta-feira (6), é possível alterar opção de campus, curso e turno, além de acessar as notas de corte do Programa de Avaliação Seriada

*Matéria publicada em 2/1 e atualizada no dia 5/1, às 17h

A partir desta quinta-feira (5) até as 19h do dia 6 de janeiro, os candidatos da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) podem ter acesso ao desempenho individual na seleção, ao relatório com argumentos mínimos e máximos para cada curso – de acordo com a pré-opção dos participantes – e ainda podem fazer a troca de campus, curso e turno, caso haja interesse.

As informações são disponibilizadas pelo Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), ferramenta inaugurada no vestibular do segundo semestre de 2016 e implementada exclusivamente para os processos seletivos da Universidade.

Arte: Anna Soares / Secom UnB

FUNCIONAMENTO – Para conferir o espelho de desempenho individual, basta acessar a seção Página de acompanhamento no site do Cebraspe e fazer login por meio de CPF e senha já cadastrados no processo. Também está disponível na página o cálculo da nota de corte para classificação por cursos, de acordo com a pré-opção e o peso das provas de cada um dos grupos aos quais pertencem as graduações.

De posse desses dados, o candidato pode avaliar suas chances de ingresso e repensar sua escolha, sendo possível a troca de turnos ou de cursos para qualquer um dos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). Uma das vantagens é que o candidato pode mudar a opção quantas vezes quiser até as 19h desta sexta-feira (6), período em que o SISUnB estará acessível. Para o resultado final, vale o último registro no sistema. Quem não fizer alteração terá sua pré-opção mantida automaticamente.

De acordo com o Cebraspe, o relatório com os argumentos mínimos e máximos não será atualizado durante o período em que o SISUnB estiver aberto para alterações de campus, curso e turno. Vale ressaltar também que não será aceita a mudança no sistema de concorrência (universal ou cotas) declarado no ato da inscrição.

Para cursos que exigem Certificação de Habilidades Específicas, é necessário que o documento esteja válido para a habilitação de interesse.

Arte: Anna Soares / Secom UnB

INOVAÇÃO O SISUnB foi inspirado no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e será válido tanto para o PAS quanto para o vestibular. Cláudia Garcia, decana de Ensino de Graduação, explica que a inovação tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso e fazer melhor aproveitamento das vagas disponíveis. “Os candidatos estudam muito para ingressar na Universidade e alcançam bons resultados, mas não conseguem a nota necessária para o curso escolhido. Dar a esses estudantes a oportunidade de escolha em função do seu desempenho é uma medida positiva”, afirma.

A decana lembra que a troca da pré-opção não é garantia de ingresso, já que a nota final de corte dependerá da mobilidade praticada também pelos demais candidatos e, por isso, “é importante que o interessado avalie bem todas as possibilidades”. De acordo com Cláudia Garcia, já estão sendo analisados alguns dados, como fluxo de migração, em relação aos candidatos que ingressaram no último vestibular no segundo semestre de 2016, quando foi implementada a ferramenta. Quanto ao desempenho acadêmico, a decana esclarece que serão necessários cerca de três semestres para que os impactos da mudança sejam avaliados.

O resultado dos aprovados em primeira chamada no PAS está previsto para o dia 9 de janeiro, a partir das 17 horas, e será divulgado no site do Cebraspe.