Saúde

Nesta sexta (15), profissionais da UnB poderão ter diagnóstico e aprender a prevenir doenças como hipertensão e diabetes

Foto: Divulgação/Coordenadoria de Saúde Ocupacional da UnB

Servidores, terceirizados e estagiários da Universidade de Brasília poderão realizar teste de glicemia, verificar pressão e receber orientações nutricionais nesta sexta-feira (15), das 8h30 às 16h30, no auditório da Biblioteca Central. A ação faz parte da Campanha Hiperdia - Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes, promovida pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional da UnB (CSO) em parceria Coordenadoria de Atenção e Qualidade de Vida (CASQV), e integra as ações da Política de Atenção à Saúde do Servidor na Universidade.

Os atendimentos serão realizados por equipe de enfermeiros e nutricionistas. O objetivo é diagnosticar casos de hipertensão e de diabetes e, quando necessário, fazer encaminhamento médico. “Essas doenças são tidas como matadores silenciosos, porque o quadro pode evoluir de forma assintomática, principalmente para a hipertensão. Por isso, é importante detectar e acompanhar o caso”, adverte Everaldo José da Silva, enfermeiro do trabalho e coordenador da CSO.

Os interessados devem comparecer no horário de atendimento, de posse do crachá ou de termo de vínculo com a Universidade. A Campanha Hiperdia acontece por meio de ações itinerantes e já passou em outras ocasiões pelos campi da UnB Ceilândia, Gama, Planaltina e Darcy Ribeiro. Há mais atividades agendadas para os próximos meses.

Saiba mais – O Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes é uma ação do Ministério da Saúde. Por meio de um sistema de informações chamado Hiperdia, as instituições e saúde participantes realizam o cadastro e o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses dados permitem gerar informação para aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos de forma regular para pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do SUS.