COMUNIDADE

Feira comemorativa pelos dez anos da Faculdade UnB Gama apresentou protótipos elaborados por estudantes das cinco engenharias do campus, demonstrando o potencial técnico e criativo dos alunos

Protótipo da Close, máquina para fechar garrafas, foi uma das tecnologias apresentadas na I Feira de Inovação e de Tecnologia (FIT) da FGA. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Mesmo no final do semestre, mais de 150 alunos participaram da I Feira de Inovação e de Tecnologia (FIT) da FGA, realizada no último dia 29 de junho. O evento faz parte das comemorações pelos dez anos da Faculdade UnB Gama, completados em 2018.

Durante a feira, alunos das disciplinas Projeto Integrador  tiveram a oportunidade de expor seus desenvolvimentos em tecnologia e inovação. Divididos em grupos de 12 a 15 participantes, os estudantes tiveram aproximadamente quatro meses para criar, do zero, produtos funcionais que chamaram a atenção do público presente.

Máquina de lavar tênis, embalador de cervejas, biodigestor orgânico, identificador de mosquitos da dengue e tabuleiro de xadrez por comando de voz foram algumas das tecnologias apresentadas. "Essa feira mostrou o puro ensino da engenharia e a capacidade dos nossos alunos. Em tão pouco tempo, elaborar produtos de tanta qualidade como os aqui apresentados é algo de que devemos nos orgulhar”, manifestou publicamente o diretor da FGA, Augusto César Brasil, reconhecendo o mérito dos estudantes.

O vice-diretor, Sandro Haddad, reforçou a expectativa de que o evento tenha sido apenas o primeiro de outros que ajudem a divulgar e promover a produção tecnológica da FGA. “O diferencial de nossa Universidade é a busca por aquele algo a mais. Por isso, temos de nos valorizar. Aquilo que é produzido aqui se mostra competitivo frente a outras instituições", destacou o docente.

>> Confira os vídeos explicativos sobre cada um dos projetos

INTEGRAÇÃO – Cada uma das nove equipes responsáveis pelos protótipos apresentados contam com alunos das cinco engenharias do campus: aeroespacial, automotiva, de energia, eletrônica e de software. Essa condição proporciona que os estudantes não se restrinjam a uma área de conhecimento específica e desenvolvam soluções integradas.

Lucas Afonso é graduando em Engenharia Automobilística e membro da equipe UnBaja, que apresentou durante o evento a tecnologia por trás do carro utilizado em competições. Para o jovem, iniciativas como a da feira servem de estímulo aos alunos. “O empenho das equipes para expor um produto funcional é motivador. Além disso, é importante observar as questões levantadas pelos professores sobre o que o mercado precisa e criar tecnologias com base nisso.”

O desenvolvimento dos nove projetos apresentados foi composto, basicamente, por quatro fases: definição de um problema; concepção da solução; projeto e construção dos subsistemas (mecânicos, elétricos, software, etc.); e, por último, a coordenação destes. Com tudo pronto, os integrantes apresentaram um protótipo multidisciplinar eficiente na resolução da diversidade escolhida.

Sanderson Barbalho, diretor do CDT, se arriscou a lançar miniplanadores da equipe de aviação experimental da FGA Dragonfly. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“O acompanhamento dos grupos durante a elaboração dos produtos foi feita por cinco professores, cada um vinculado a um dos cursos. É nessa disciplina que os alunos são capazes de trabalhar de forma colaborativa com as diferentes áreas de conhecimento”, sublinhou Alex Reis, um dos docentes responsáveis pela disciplina no primeiro semestre de 2018.

Além dos desdobramentos relativos à matéria, os alunos foram avaliados na feira por uma comissão julgadora. Os trabalhos mais bem cotados foram convidados pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB a se apresentarem no estande da Universidade na Campus Party Brasília, encerrada no último fim de semana. Os escolhidos foram 2row – Sistema de Monitoramento para Remo Indoor Do Chess – Xadrez automatizado por comando de voz.

>> Veja as imagens da I Feira de Inovação e de Tecnologia (FIT) da FGA

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.