EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto de extensão tem o objetivo de desenvolver habilidades psicomotoras e criar o hábito de exercícios físicos em crianças

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Crianças de 5 a 10 anos de toda a comunidade podem participar de oficinas esportivas no Centro Olímpico da UnB. As aulas são gratuitas e trabalham com diversas modalidades e exercícios, que incentivam a prática de esportes e de atividades físicas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Projetos do ginásio do Centro Olímpico, de segunda à sexta, das 14h às 17h, até o esgotamento das vagas.

As cem oportunidades são divididas em turmas de três faixas etárias: 5 a 6 anos, 7 a 8 anos e 9 a 10 anos. Ao longo do semestre, para alunos de 5 a 6 anos, serão selecionados exercícios que visam a formação psicomotora, coordenação, ritmo e equilíbrio. Já as crianças de 7 a 10 anos escolhem três modalidades para desenvolver e outras seis para vivenciar.

As atividades ocorrem no Centro Olímpico, às terças e quintas, das 14h às 16h. O projeto de extensão é orientado pelo professor Luiz Cézar e conta com a participação de alunos dos últimos semestres do curso de Educação Física.

“Queremos que a criança crie a cultura da prática esportiva e da atividade física de forma prazerosa para que se torne um hábito saudável para a vida toda”, afirma o professor Luiz Cézar. “Também trabalhamos a parte social, que busca melhorar a auto-estima por meio do esporte. O foco é superar desafios, perceber que a criança é capaz, e não uma perspectiva de alto rendimento", completa.