REGULARIZAÇÃO

Participação no Finca e concessão de auxílio-viagem estão entre os benefícios disponíveis a unidades que mantêm o cadastro em dia

A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) da UnB está promovendo processo de regularização cadastral dos centros acadêmicos (CAs) da Universidade. Os estudantes responsáveis pelas unidades devem acessar a página na internet destinada à tarefa e preencher o formulário que solicita dados pessoais do aluno e informações acerca de bens patrimoniais alocados no espaço do CA. Em alguns casos, pode ser necessário comparecer presencialmente à DEA.

A atualização não tem data limite para acontecer, mas vale lembrar que apenas CAs com a situação regular podem efetuar reserva de espaços na Universidade, ter participação em editais, receber auxílio-viagem para participação em encontros regionais e nacionais de estudantes ou requerer quaisquer outros benefícios e recursos junto à administração.

A servidora Priscila Calgaro, do Programa de Apoio às Organizações Comunitárias, destaca a importância da participação de estudantes nas atividades extracurriculares. "A experiência universitária deve extrapolar os limites dos créditos acadêmicos. O engajamento em atividades de representação estudantil pode contribuir para a formação cidadã e cultural dos discentes, além de fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica”, diz.

A regularização também é requisito para que os centros acadêmicos inscrevam bandas no Festival de Música Candanga da UnB (Finca), que está prestes a abrir o prazo de inscrições para sua 17ª edição. Criado em 1999, pela DEA/DAC em parceria com o DCE Honestino Guimarães, o festival tem como missão apresentar e circular cultura musical produzida por pessoas ligadas à UnB e já se consolidou no cenário artístico, revelando nomes, como Ellen Oléria e Móveis Coloniais de Acaju.

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.