EXCELÊNCIA

Trabalhos foram desenvolvidos nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia e Administração

A professora da UFES Juliana Teixeira entrega o prêmio Enanpad 2024 ao estudante Filipe Cabacine, também da UFES, e à professora da UnB Letícia Fantinel, orientadora da pesquisa. Foto: Arquivo Pessoal

 

Três trabalhos de pesquisa com a marca UnB foram reconhecidos, este ano, por importantes premiações nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia e Administração.

 

A dissertação Radicalização política e juventude no Brasil: a formação de identidade coletiva nas comunidades gamers no Discord, de João Victor Barbosa Ferreira, venceu o concurso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) de Teses e Dissertações 2024. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Ipol) sob orientação da professora Marisa Von Bulow.

 

Após análise de dados coletados de 2020 a 2023 nos três maiores grupos públicos existentes na versão brasileira do aplicativo Discord, a pesquisa identificou que há, de fato, um discurso hegemônico nessas comunidades, apesar da diversidade e pluralidade de seus membros. Essa hegemonia e posição de poder “leva à produção e circulação de conteúdo extremista e intolerante, que é mascarado por meios de técnicas de memetização para soar engraçado e ser mais aceito pelos integrantes”, diz o autor, no resumo da dissertação.

 

“A partir do Discord, transitam materiais produzidos por youtubers, sites, blogs e produtores de conteúdo (influenciadores) que trabalham para a difusão da extrema-direita entre os jovens jogadores de videogame no país”, completa. 

 

Já a tese Do Phármakon - Ensaios sobre a Multivalência, de Erick Luiz Araújo de Assumpção, elaborada no Programa de Pós-Graduação em Metafísica do Instituto de Ciências Humanas (ICH) sob orientação do professor Gabriele Cornelli, recebeu menção honrosa no Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).

 

Publicada na coleção da cátedra Unesco Archai pela editora Annablume de São Paulo, a tese aborda o problema da guerra às drogas e seu impacto sobre a vida da população negra no Brasil sob o prisma da filosofia ocidental. “Penso que o maior desafio foi justificar o uso dos chamados textos clássicos, Homero, Eurípides e Platão, em um problema tão atual e tão, pode-se dizer, nosso”, diz Erick.

 

Desse desafio surgiu um novo caminho, destaca ele, “o de olhar para os chamados clássicos tendo ao nosso lado autores como Lima Barreto, Frantz Fanon, Sueli Carneiro, Houria Bouteldja etc., que, diante dos problemas provenientes do racismo e do colonialismo, voltam-se para o grande arquivo da humanidade em busca de saídas e de novas possibilidades”.

 

“A premiação é de grande relevância para a UnB e de maneira especial para o PPG Metafísica do ICH, que é um programa inovador e relativamente novo, mas que já alcançou diversos reconhecimentos nacionais”, diz o professor Gabriele. O programa de pós-graduação foi criado em 2016.

 

Na área de Administração, o destaque foi para o artigo Organizar-com a natureza em Unidades de Conservação: o devir-com as artes de sobreviver, de Filipe Cabacine. Orientado pela professora do Departamento de Administração (ADM/Face) Letícia Fantinel, o trabalho venceu o Prêmio 2024 do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Enanpad) na categoria Estudos Organizacionais.

 

Filipe realizou sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES), onde Letícia também é professora na pós. “Trata-se de prêmio de uma das divisões do maior evento nacional em Administração do país”, diz ela.

 

Segundo a docente, o trabalho se destaca pela inovação do tema e pelo objeto de estudo. “Foram realizadas entrevistas com gestores de unidades de conservação e, com isso, pudemos discutir a importância do diálogo entre práticas de gestão e outras práticas que acontecem nesses espaços, como as científicas e a produção de conhecimentos pelos povos tradicionais, por exemplo”, pontua.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.