CELEBRAÇÃO

Evento que abriu as festividades teve a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com palestra sobre alternativas para o futuro do turismo

Público prestigiou o evento em comemoração aos 25 anos do CET, neste 20 de junho. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB completou, nesta terça-feira (20), 25 anos de existência. Para abrir as comemorações, o vistoso complexo, no campus Darcy Ribeiro, concebido pelo paisagista Zanine Caldas, recebeu um evento de abertura com a presença do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

A reitora Márcia Abrahão, o ex-diretor do CET Neio Campos, e a atual diretora, Marutschka Moesch, completaram a mesa de honra da solenidade. Gestor da unidade entre 2016 e 2020, Neio Campos citou a tarefa recebida pelo então reitor, José Geraldo (2008-2012), de consolidar a estrutura acadêmica da área de Turismo. Em seu discurso, a reitora Márcia Abrahão felicitou o CET pelo avanço acadêmico conquistado ao longo dos anos. “A Universidade da capital do país tem a obrigação de ser referência em várias áreas e, principalmente, no turismo”, afirmou.

De janeiro a abril, o Brasil recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros, que renderam R$ 10,8 bilhões ao país. O dado foi trazido por Marcelo Freixo, que frisou o papel da Universidade na construção de políticas públicas para a área. “Quando a gente pensa no macroturismo, a gente está pensando num modelo de desenvolvimento econômico, na disputa de território, na opção de mão de obra dentro de uma lógica de sustentabilidade que se localize no território, uma mão de obra possível de um outro modelo de desenvolvimento. Nessa perspectiva, é decisiva a produção de conhecimento, a produção de saber da Universidade vinculada à vida real das pessoas”, destacou.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo foi o convidado da palestra comemorativa pelos 25 anos do CET. Na foto, ele aparece ao lado da reitora Márcia Abrahão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Após a abertura, Freixo ministrou aos participantes a palestra Um outro Turismo é possível: Desafios do Turismo como alternativa de desafio includente. Durante sua fala, o gestor foi categórico ao ressaltar que o mundo não quer visitar um país que destrua seus biomas, amplie a desigualdade social e atue contra seus artistas.

“Que mundo nós vamos construir? O turismo é um elemento fundamental para este modelo de desenvolvimento. E este é o modelo que a gente precisa viver: quanto mais preservada a natureza estiver, maior a capacidade de investir e de ter retorno para o turismo”, apontou o presidente da Embratur.

PLANOS – A diretora do CET, Marutschka Moesch, indicou como providência futura a mudança de nome da unidade para Centro de Estudos Transdisciplinares em Turismo. A alteração refletiria melhor as mudanças pelas quais o CET passou nos últimos anos, abrigando cada vez mais ações de ensino, pesquisa e extensão ligadas à temática. A proposta será submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

“O CET, ao longo desses 25 anos, entende que a própria compreensão do turismo e sua relação com a sociedade se fez a partir de um sair do trilho, deixando a redução do turismo como atividade para construir trilhas um saber transdisciplinar", refletiu.

O evento que abriu as comemorações contou ainda com uma atividade cultural e uma mesa-redonda composta por professores do CET, para apresentação de pesquisas. Novos eventos devem dar sequência às celebrações ao longo de 2023. As informações poderão ser acompanhadas pela conta do Aniversário do CET no Instagram.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

Você também pode gostar disso:

>> Projeto de extensão inova ao articular saúde e turismo