EXCELÊNCIA

THE considera os mesmos indicadores de seu ranking global para avaliar instituições de ensino fundadas entre 1945 e 1967

Pelo segundo ano, UnB figura entre as melhores universidades do mundo criadas entre 1945 e 1967. Arte: THE

A Universidade de Brasília entrou, pela segunda vez, no ranking Golden Age da organização britânica Times Higher Education (THE). De acordo com o THE, a UnB aparece na faixa 151-200 das melhores universidades do mundo criadas entre os anos de 1945 e 1967.

A classificação refere-se à “época de ouro” para a educação superior, uma vez que, no período, houve grande expansão no número de instituições fundadas. A UnB ingressou nesse ranking em 2018, na mesma faixa de classificação.

“O THE é uma das mais respeitadas organizações que fazem o acompanhamento do ensino superior no mundo. Esse reconhecimento é muito importante, ainda mais neste momento, em que o papel das universidades públicas vem sendo tão questionado”, comentou a reitora Márcia Abrahão. “Mais uma vez, nossa comunidade está de parabéns pelo resultado.”

SOBRE O THE Golden Age considera os mesmos 13 indicadores de performance do ranking global, divididos em cinco áreas: citações, renda proveniente da relação com a indústria, internacionalização, pesquisa e ensino. Na semana passada, em um outro recorte feito pela instituição, a UnB tornou-se a 15ª melhor universidade da América Latina, uma posição à frente em relação ao resultado de 2018.

De acordo com o THE, as universidades da "época de ouro [que têm acima de 50 e abaixo de 80 anos de existência] formam um grupo único de instituições de ensino superior que incorporaram práticas acadêmicas, mas que ainda não têm centenas de anos.”