INTERNACIONALIZAÇÃO

Memorando de entendimento entre UnB e Universidade de Newcastle amplia oportunidades de intercâmbio. Acordo tem vigência até 2023

A docente Elena Aydo, ao centro, visitou a UnB na sexta-feira (22) para dialogar sobre oportunidade de cooperação com Newcastle. Foto: Audrey Luiza / Secom UnB
Professores das universidades de Brasília e de Newcastle se reuniram para aprofundar acordo. Na imagem: Inez Lopes (FD), Beatriz Morgan (CCA), Gabriela Lima (FD), Elena Aydos (Newcastle), Sabine Gorovitz (INT), Marcelo Torres (ECO) e José Márcio Carvalho (ADM). Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

As universidades de Brasília e de Newscastle, na Austrália, firmaram acordo para ampliar as oportunidades de internacionalização de ambas as instituições. Pesquisas, publicações e realização de eventos conjuntos, além do intercâmbio de estudantes e docentes, estão entre as ações a serem viabilizadas pela parceria.

A cooperação foi estabelecida por meio de memorando de entendimento e tem vigência até dezembro de 2023. O documento estabelece as diretrizes gerais de colaboração entre as universidades e prevê a necessidade de acordo específico para unidades acadêmicas interessadas em oportunidades concretas de intercâmbio.

A aproximação foi coordenada pelas docentes Elena Aydos, da Faculdade de Negócios e Direto de Newcastle, e Gabriela Lima, da Faculdade de Direito da UnB. “Fui responsável por um projeto que trouxe dez alunos de graduação e uma aluna de mestrado de Newcastle a Brasília. Por duas semanas, os estudantes realizaram estágio não remunerado em órgãos da cidade”, conta Aydos, brasileira que atua na Austrália desde 2015.

Gabriela Lima apoiou a articulação dos planos de estágio junto aos órgãos de Brasília. “Quando iniciamos esse projeto, vimos o potencial para outras colaborações, esforço que resulta no memorando de entendimento entre nossas universidades”, resume.

Na última sexta-feira (22), a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB recebeu Elena Aydos para detalhar formas de cooperação entre as instituições. “O potencial de benefícios para nossos alunos e docentes é imenso. Seremos muito felizes em receber alunos da UnB em Newcastle”, comemora a docente. A colega Gabriela Lima também está otimista. “A mobilidade permite não apenas formar melhores profissionais, mas proporciona a cada indivíduo possibilidades de desenvolver todas as suas potencialidades.”

Elena Aydos e Gabriela Lima trabalham na formulação de acordo específico para viabilizar vagas de intercâmbio entre as faculdades de Direito das duas instituições, mas o memorando de entendimento dá respaldo legal para que unidades e docentes da UnB busquem parcerias com Newcastle, desenvolvendo planos de trabalho específicos.

Para estreitar os laços também com a área de Negócios de Newcastle, estiveram presentes na reunião da última sexta os docentes da UnB José Márcio Carvalho, da Administração; Beatriz Morgan, da Contabilidade; Inez Lopes, do Direito; e Marcelo Torres, da Economia. Institutos e faculdades interessados em firmar parcerias com Newcastle podem procurar orientações na INT ou por meio do Processo SEI n. 23106.132245/2018-50. Em breve, as oportunidades devem ser viabilizadas por editais da INT e da instituição australiana.