A coordenadora-geral Carla Simone Vizzotto falou sobre participação coletiva como caminho pra fortalecer o sindicato. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
A direção eleita do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) tomou posse nesta sexta-feira (2), em cerimônia realizada na sede do sindicato, no auditório Antônio Rodrigues, no Campus Darcy Ribeiro. A data marca o início da gestão 2026-2029.
A eleição da nova diretoria executiva do Sintfub ocorreu em 5 e 6 de novembro de 2025, com apuração dos votos no dia seguinte (7). A gestão eleita concorreu pela chapa Renovação e Luta, com vitória por 529 votos contra 510 da chapa oponente, SINTFUB para Todas(os).
“Hoje comemoramos não a posse de uma chapa, mas a democracia em nossa instituição”, afirmou Carla Vizzotto, eleita coordenadora-geral da nova direção, ao lado de Socorro Marzola e Efraim Costa.
Carla Vizzoto reforçou a importância de pensar coletivamente. “A partir de agora, como nova direção colegiada eleita, contamos com a participação de cada um para a construção e fortalecimento do nosso sindicato”, comentou em menção aos 40 anos celebrados pela associação em 2025.
Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Fiscal do Sindicato: Frederico Mourão, Rosângela Fraga e Dijalma Silva.
Representando a Administração Superior, a reitora Rozana Naves destacou a luta contra os desafios atuais, como os ataques à democracia, às minorias e à ciência. “São lutas e enfrentamentos que seguem sendo relevantes e esperamos trabalhar junto com o movimento sindical, porque é na unidade que nós, enquanto universidade, poderemos enfrentar esse futuro”, proferiu a gestora.
