A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor emérito Gileno Fernandes Marcelino, no dia 9 de agosto, aos 86 anos. Docente da UnB de 1989 a 2011, tornou-se Professor Emérito em 2019. Em sua trajetória, obteve destaque na área da administração pública e foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
>> A Face publicou nota de pesar
Apesar da carreira na administração pública e da formação em Direito, que o tornaram apto a atuar como secretário da presidência e de ministérios durante a redemocratização, Gileno Fernandes também se notabilizou pela atuação no jornalismo, pois foi repórter e editor em diversos veículos, além de professor universitário de Comunicação.
>> Veja este material da USP sobre o professor Gileno Marcelino Fernandes
A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se manifestaram em homenagem ao professor.
O diretor da Face, Roberto Ellery, destacou em nota a trajetória de Gileno Fernandes, “marcada por um compromisso exemplar com a educação e a pesquisa”. “Seu legado ficará eternamente presente em cada canto da nossa instituição e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e aprender com ele”, afirmou.
“Acredito que dei minha contribuição e sou grato e humilde por tudo que aprendi aqui.”
Gileno Fernandes Marcelino, em seu
discurso de Emérito, em 2019.
