ÓRGÃOS COLEGIADOS

Texto estabelece diretrizes para fortalecimento da governança e aprimoramento das atividades institucionais da UnB

O plano foi apresentado pela auditora chefe, Nara Cristina Ferreira Mendes, e aprovado por unanimidade pelo CAD. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

O Conselho de Administração da UnB (CAD) aprovou, por unanimidade, a proposta do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) 2025. O relator do parecer, Roberto Ellery Junior (Face/UnB), destacou a importância do processo de auditoria para fortalecer a governança e aprimorar as atividades institucionais. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

 

A auditora chefe da UnB, Nara Cristina Ferreira Mendes, apresentou os principais objetivos para 2025. Ela enfatizou que o Paint segue as diretrizes da Instrução Normativa nº 5/2021 da Controladoria-Geral da União (CGU) e que o plano é essencial para a gestão eficiente da Universidade.

 

"Nosso plano anual de auditoria interna é elaborado periodicamente, em conformidade com as diretrizes da CGU. A Auditoria Interna da UnB não apenas cumpre sua função fiscalizadora, mas também atua preventivamente para garantir a transparência e a melhoria contínua da instituição", explicou Nara. Entre as principais metas para 2025, a auditora destacou a implementação de um manual de procedimentos para padronizar as atividades, o monitoramento das recomendações emitidas, a capacitação da equipe e a ampliação das auditorias financeiras.

A reitora Rozana Naves atualizou os membros do CAD sobre processos envolvendo a URP dos servidores técnico-administrativos e docentes. Foto: Astra de Lima/Secom UnB

 

O relator do parecer, Roberto Ellery Júnior, reconheceu o papel fundamental da Auditoria Interna e sua contribuição para a UnB. "Confesso que, como professor envolvido com gestão acadêmica, muitas vezes vi a auditoria como um entrave. Mas hoje reconheço que o trabalho de vocês é essencial. Se às vezes reclamamos, é por não entendermos plenamente a importância desse processo. Agradeço a dedicação e compromisso", declarou. O parecer concluiu que o Paint 2025 atende às exigências legais e representa um avanço significativo na auditoria interna da UnB.

 

A reitora Rozana Naves destacou a colaboração crescente entre a Auditoria Interna e as unidades acadêmicas e administrativas. "Essa proposta reflete um esforço contínuo para aprimorar a governança da UnB. A escuta da comunidade e a gestão participativa são princípios que valorizamos e que se refletem no planejamento da auditoria", afirmou. Agora, após a aprovação pelo CAD, o Paint 2025 será oficialmente encaminhado à CGU.

 

URP – Durante a reunião, Rozana Naves atualizou os membros sobre os processos da Unidade de Referência de Preços (URP) dos servidores técnico-administrativos e docentes da UnB.

 

"Sobre os técnicos, o mandado de segurança transitou em julgado em 7 de novembro, mas ainda aguardamos resposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos [MGI] ao ofício encaminhado pela UnB e o módulo para cadastramento desta rubrica na folha de pagamento ainda não foi aberto. Temos reuniões agendadas com a consultoria jurídica do MEC [Ministério da Educação] e do MGI para buscar esclarecimentos", informou a reitora.

 

No caso dos docentes, Rozana Naves explicou que o julgamento da ação, inicialmente suspenso, será realizado entre os dias 7 e 14 de março, em formato virtual, na primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Representante dos técnicos administrativos no CAD, Luiz Eduardo Celino Benedito falou da preocupação da categoria e mencionou um indicativo de greve aprovado em assembleia para o dia 11 de março.

 

ORÇAMENTO – O decano de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Sérgio Nazaré, apresentou a previsão orçamentária da UnB para este ano. “Temos R$ 70 milhões em emendas parlamentares aprovadas para utilização em 2025, um recurso muito importante para a Universidade. Em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional agendou reuniões para 11 e 12 de março, o que ratifica nossa expectativa de aprovação final da LOA 2025 até abril”, explicou o decano.

 

"As disponibilizações feitas para as unidades acadêmicas e administrativas, no início de 2025, consideraram o orçamento de 2024. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deste ano prevê um crescimento de 3,78% em relação ao orçamento de 2024. Entretanto, estamos atentos à possibilidade de desvinculação de receitas, que pode afetar cerca de R$ 18 milhões do nosso orçamento", alertou Sérgio Nazaré.

 

Confira a íntegra da 442ª reunião do CAD, transmitida pela UnBTV: 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.