A coletânea inclui de obras clássicas a publicações atuais em formatos diversos, como texto, músicas e vídeos. Arte: Francisco George Lopes / Secom UnB
A Universidade de Brasília publicou a lista com as novas obras de referência para a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2026-2028. A novidade alcança estudantes que farão o PAS 1 em 2026, que já podem ficar de olho no repertório que subsidiará a elaboração da prova.
A lista reúne um acervo com diversas modalidades: músicas, obras de artes visuais, audiovisuais, textos e textos multimodais, literaturas e teatro. O conteúdo dialoga com a Matriz de Referência da etapa.
“As obras são selecionadas considerando suas possibilidades de uso interdisciplinar e sua consonância com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, informa Juliana de Freitas, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB).
A relação inclui de clássicos, como A Divina Comédia, de Dante Alighieri, a conteúdo de jornalismo científico como a reportagem O Cerrado está Morrendo, da revista Darcy.
A diretora do DEG destaca que todas as obras são de acesso livre, o que “permite aos professores desenvolver aulas e atividades, favorece a autonomia discente e estimula a criatividade nas escolas”.
BASTIDORES – Periodicamente a lista de obras de referência passa por processo de revisão coordenado pela Subcomissão de Obras do PAS, que reúne professores da UnB e da educação básica, com representantes das redes pública, privada e de Institutos Federais.
A seleção reúne contribuições da sociedade, por meio de consulta pública, que desta vez foi realizada entre os meses de outubro e novembro, com apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
“É um processo coletivo e democrático, feito por educadores de todos os componentes curriculares, e que segue os princípios do Programa de Avaliação Seriada, instaurados desde sua criação e aprovação, há 30 anos”, informa Rogério Basali, docente de Filosofia da UnB e presidente da Subcomissão de Obras do PAS 1.
Integrante da Subcomissão de Obras, o professor de língua portuguesa Marcelo Freire acrescenta que a seleção é fruto de “um trabalho coletivo e conjunto, cujos conteúdos devem atender ao que está proposto na Matriz de Referência e dialogar entre si de maneira interdisciplinar”. E acrescenta: “buscamos contemplar o que é fundamental para o estudante ter como repertório sociocultural para ingressar na UnB, mas também como repertório de vida”.
>>Vem pra UnB: saiba mais sobre os cursos e formas de ingresso da Universidade
O PAS – O Programa de Avaliação Seriada é um processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UnB, criado pela instituição em 1995 como alternativa ao vestibular tradicional.
O PAS acontece em três etapas: uma a cada série do ensino médio. Ao final da 1ª, da 2ª e da 3ª série do ensino médio, aplica-se a prova relativa aos conhecimentos adquiridos naquele ano de estudo.
Cada Subprograma do PAS tem como ano referência o início de um triênio, a exemplo do Subprograma de 2026, que contempla o triênio 2026-2028.
Metade das vagas em todos os cursos de graduação da UnB são destinadas ao ingresso por meio do PAS.
