PÓS-GRADUAÇÃO

Aprovação é de grande importância para a Faculdade de Ceilândia por ser pioneiro no Centro-Oeste

Foi aprovado no início do mês pela Capes um novo programa de pós-graduação (PPG) stricto sensu da Faculdade de Ceilândia (FCE). O PPG será em Ciências da Reabilitação e é o primeiro dessa natureza em toda a região Centro-Oeste e Norte do país.

Segundo o professor da FCE e coordenador do Programa, Rodrigo Carregaro, a proposta representa uma iniciativa nascida em 2012 e sua criação está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UnB, que prevê a ampliação de cursos em nível de mestrado e doutorado, no intuito de aumentar o número de egressos com formação para exercer a carreira docente e de pesquisador.

O programa em Ciências da Reabilitação tem por objetivo promover a qualificação de recursos humanos aptos a desenvolver atividades de ensino e pesquisa, e disseminar a prática clínica baseada em evidências científicas.

As primeiras atividades dos cursos estão previstas para o primeiro semestre letivo de 2016, e a oferta inicial prevê 24 vagas para alunos regulares. O programa está alocado na área 21 da CAPES, que engloba Fisioterapia, Educação Física, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

O professor explica que o PPG-CR possui uma área de concentração e três linhas de pesquisa. É composto por 14 docentes (12 permanentes e dois colaboradores), sendo dez professores do curso de Fisioterapia, uma professora do curso de Terapia Ocupacional e três professores do curso de Educação Física.

A aprovação do programa representa um marco para os cursos da FCE. Como primeiro em Ciências da Reabilitação do Centro-Oeste, poderá fornecer as bases para a formação de profissionais capacitados para o ensino e pesquisa nessa área de conhecimento, atendendo à demanda de profissionais nessa região.

“Esse fato aumentará a visibilidade e o destaque da Faculdade de Ceilândia e da Universidade de Brasília no contexto regional e nacional”, diz Rodrigo Carregaro.

Para a professora Diana Pinho, diretora da FCE, a aprovação do PPG-CR representa um avanço na consolidação da Faculdade de Ceilândia. “Em seis anos de existência, nós já temos um Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde e a aprovação de uma nova pós coloca em evidência o avanço do nosso campus”, afirma.

“É muito gratificante para nós, isso comprova a excelência da nossa faculdade e do nosso corpo docente”, completa Diana.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.