ENSINO

Decanato de Ensino de Graduação, por meio da Coordenação de Integração das Licenciaturas, convida coordenadores de Licenciaturas e interessados para atividade nesta sexta-feira (8), às 8h30

Dando continuidade às iniciativas de fortalecimento institucional das ações desenvolvidas pelo Decanato de Ensino de Graduação, por meio da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG/UnB), será realizado mais um evento do Ciclo de Debates 1.º/2015 do Fórum Permanente de Formação Inicial e Continuada de Professores.

O debate ocorrerá na sexta-feira (8), das 8h30 às 11h45, no auditório Verde do Instituto de Química. Foram convidados todos os coordenadores de Licenciatura, porém o evento é aberto a todos os interessados.

Durante o encontro, será abordada a questão do Ensino Médio no Brasil, mais especificamente o Projeto de Lei n.º 6.840/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados.

SAIBA MAIS – O Fórum Permanente de Formação Inicial e Continuada de Professores tem por objetivo congregar gestores, docentes e estudantes da Universidade de Brasília para debates sobre questões relacionadas à formação e à atuação dos professores e das professoras da Educação Básica.

Ciente da importância das Licenciaturas como eixo integrador entre o Ensino Superior e a Educação Básica, o Decanato de Ensino de Graduação da UnB inaugurou oficialmente o espaço destinado à CIL em outubro de 2014.

Para dar continuidade às ações, a CIL e o Fórum organizaram um Ciclo de Debates com encontros mensais no primeiro semestre de 2015, com o propósito de estimular a participação da comunidade universitária na discussão de três temas fundamentais para a formação de professores e a qualidade da Educação Básica.

São eles: Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, programas e cursos de formação pedagógica para graduados e segunda licenciatura) e para a formação continuada; Projeto de Lei n.º 6.840/2013, que trata da reforma do Ensino Médio; e estágio na formação inicial de professores.

O primeiro tema foi debatido no dia 17 de abril, com apresentação do professor Luiz Fernandes Dourado, Emérito da UFG e relator da proposta no âmbito do Conselho Nacional de Educação.

Com relação à participação dos coordenadores das Licenciaturas nos debates, o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, ressalta ser “essencial para o fortalecimento do compromisso que o DEG tem com o desenvolvimento profissional docente e com a formação dos licenciandos”.

O coordenador de Integração das Licenciaturas, professor Ricardo Gauche, entende que “somente com o envolvimento dos atores das diversas Licenciaturas, docentes, licenciados e coordenadores, será possível caminharmos para a unidade de princípios e para identidade da UnB, no que concerne à formação de professores”.