Lançamento do Departamento de Estudos Latino-Americanos


Auditório do Instituto de Ciências Sociais 17:00 - 00:00:00 17/05/2017 - 17/05/2017

No dia 17 de maio acontecerá o evento em comemoração dos trinta anos do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas, CEPPAC-UNB, e sua transformação em Departamento de Estudos Comparados Sobre as Américas na Universidade de Brasília, ELA-UNB. Para esse momento especial, professores e ex-professores serão homenageados e lembrarão detalhes da constituição desse importante e internacionalizado espaço de constituição e promoção do saber sobre as Américas.

 

A ocasião contará ainda com lançamento de livros sobre a região como o inédito Política em Movimento- A construção da política na América Latina e Caribe, sob organização dos professores Rebecca Lemos Igreja e Jacques de Novion e, tendo como autores docentes e discentes que, ao modo que caracteriza o CEPPAC/ELA, conta com artigos e reflexões sobre o continente americano, com abordagens que vão da geopolítica e identidade regional à democratização, cultura e política de gênero. Enfim, obras e temas que sintetizam a pluralidade de saberes nacionais e regionais que caracterizam a Universidade de Brasília e tão significantes para o Departamento de Estudos Latino-Americanos.

 

O evento continua com a apresentação da história do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas e sua transformação em Departamento, suas linhas de pesquisas e laboratórios, e fecha com apresentações artísticas, coquetel e palestra do cientista político o Prof. Dr. Benício Schmidt que versará sobre A grande transformação e as Ciências Sociais, tema significativo para o momento vivido pelo continente americano nesta segunda década do Século XXI. Enfim, um evento aberto para toda a comunidade e importante para a confirmação de Brasília e de sua universidade como principal centro irradiador do saber no Brasil e referência continental. 

 

Comemoração dos 30 anos do CEPPAC e lançamento do  Departamento de Estudos Latino-Americanos

Onde e Quando: Dia 17.05.17

Horário: 17h

Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais da UNB, ICS