Curso | Limiar: formação em futuros participativos, Imaginário e Tecnologias Emergentes


Faculdade de Comunicação (FAC), campus Darcy Ribeiro 19:00 - 22:00:00 16/06/2026 - 28/07/2026

Atividade de extensão discutirá futuro das tecnologias na educação superior na UnB

 

Estão abertas até o dia 12 de junho de 2026, as inscrições para o curso “Limiar: formação em futuros participativos, Imaginário e Tecnologias Emergentes”. A atividade faz parte de um projeto de extensão realizado pela Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum da Faculdade de Educação (FE) em parceria com a Faculdade de Comunicação (FAC), ambas da Universidade de Brasília.

 

O curso é gratuito e tem carga horária total de 60 horas, sendo 10 delas dedicadas aos encontros presenciais, divididos em discussões teóricas e atividades práticas baseadas nas dinâmicas de design participativo, que acontecerão nos dias 16 e 30 de junho – 14 e 28 de julho, das 19h às 21h30, na Faculdade de Comunicação, as demais horas serão dedicadas às atividades remotas.

 

A formação é direcionada aos estudantes, professores e pesquisadores interessados nas discussões acerca do futuro da universidade e das tecnologias e faz parte do projeto “Limiar Laboratório de Futuros Participativos” desenvolvido pela Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum.

 

As aulas serão ministradas pela professora e pesquisadora associada da Cátedra Dra. Djaine Damiati (UnB) e contarão com a participação do professor Dr. Tel Amiel, coordenador da Cátedra e de pesquisadores convidados. O enfoque será nas metodologias de design participativo e na produção do imaginário técnico na contemporaneidade.

 

Serão 30 vagas oferecidas e as inscrições ficam abertas até o dia 12 de junho e a seleção dos inscritos obedecerá ao critério do preenchimento do limite de vagas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Mais informações: https://catedra.fe.unb.br/2026/06/09/curso-de-extensao-futuros-participativos/

Curso | Limiar: formação em futuros participativos, Imaginário e Tecnologias Emergentes