Pós-graduação | Workshop de Parcerias Internacionais


On-line 00:00 - 00:00:00 11/02/2026 - 04/03/2026

A Fundação Getulio Vargas (FGV), com financiamento da The British Academy e apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza no dia 4 de março, a partir das 12h, a 4ª e última edição do Workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”. O encontro acontecerá no Auditório do CNPq, em Brasília (DF).

 

Destinado a pesquisadores e alunos de pós-graduação, o evento reunirá especialistas, gestores de pesquisa e representantes de agências de fomento para debater estratégias voltadas à construção e manutenção de parcerias internacionais equitativas de longo prazo. É possível se inscrever gratuitamente clicando aqui.

 

O workshop busca aprofundar o diálogo sobre expectativas dos financiadores, desafios das instituições de pesquisa e oportunidades de cooperação internacional, além de refletir sobre como Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas podem fortalecer a atuação de pesquisadores e instituições brasileiras em projetos colaborativos de impacto global.

 

A programação contempla debates com representantes de agências nacionais e internacionais de financiamento de pesquisas, assim como dos Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas, sobre os desafios enfrentados e possíveis estratégias de superação, além das oportunidades existentes para cooperação internacional.

 

Também participarão do evento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa (Brama), além de instituições internacionais como UK Research and Innovation (UKRI), University of Glasgow, Imperial College London, Manchester University e University of Pretoria.

 

As discussões sobre o papel dos Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas (RDOs) como estruturas essenciais para estimular, organizar e sustentar colaborações globais também fazem parte da programação. Informações sobre as edições anteriores, realizadas em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA), estão disponíveis no site rededepesquisa.fgv.br.

 

SERVIÇO

O que: 4ª edição do Workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”

Quando: 4 de março de 2026, a partir das 12h

Onde: Auditório do CNPq (Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco H)

Inscrições: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=Obb2eRKrgEKAd72-74abM1vQwVX2PS1KtI8MQWfM27lUMU1TUjBZM1cyQk5YMlNOWE4xR0NXR1MwNy4u&route=shorturl

 

Pós-graduação | Workshop de Parcerias Internacionais