2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação


Auditório Pompeu de Sousa, FAC, campus Darcy Ribeiro 00:00 - 00:00:00 20/10/2025 - 21/10/2025

2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação debate democracia, plataformas digitais e combate à desinformação em Brasília

 

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2025, a Universidade de Brasília (UnB) será palco da 2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação, evento que reunirá pesquisadores, jornalistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os desafios contemporâneos da democracia digital, da regulação das plataformas e do combate à desinformação. 

 

Com o tema “Regulação de plataformas digitais e a salvaguarda da democracia”, a conferência acontece na Faculdade de Comunicação da UnB, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e diversas redes e organizações de pesquisa nacionais e internacionais.

 

De forma integrada, a conferência abriga o 2º Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação, o II Encontro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), o II Simpósio da Rede de Estudos em Ciência da Informação sobre Desinformação (RECIDES) e o I Encontro da Associação Nacional de Estudos em Desinformação (ANEDe). A programação contará ainda com uma mesa do Information For All Program (IFAP) da UNESCO, dedicada à integridade informacional, inclusão digital e acesso à informação de qualidade.

 

Entre os temas das mesas, estão a opacidade informacional, os modelos de negócio das plataformas, a soberania digital e os desafios regulatórios que impactam diretamente o direito à comunicação. Pesquisadores internacionais como Ania Hernández (Universidade de Habana) e Giorgio Marcello (Universidade da Calábria, Itália) integram a lista de convidados.

 

Desinformação como campo de estudo

A mesa “Desinformação como campo de estudo”, marcada para segunda-feira (20), às 12h, contará com a mediação de Ana Regina Rêgo, vencedora do Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica 2025, concedido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). A pesquisadora, que também lança o livro A Seta do Tempo (Mauad X, 2025) durante o evento, defende que compreender o fenômeno da desinformação exige uma abordagem transdisciplinar.

 

“A desinformação é um campo que atravessa a comunicação, a política, a ética e a tecnologia. Precisamos compreender não apenas as mentiras, mas as estruturas que as produzem e as plataformas que as amplificam”, afirma Ana Regina Rêgo, que vem se dedicando à reflexão sobre os impactos sociais das tecnologias digitais e da inteligência artificial na construção da verdade pública.

 

A mesma mesa terá, também, a participação da professora Liziane Guazina, doutora em Comunicação pela UnB e líder dos grupos de pesquisa Cultura, Mídia e Política e Populismos no Século XXI. Para ela, o cenário atual exige uma leitura crítica da ecologia midiática e das novas formas de poder informacional.

 

“Vivemos uma reconfiguração profunda da esfera pública. As plataformas digitais se tornaram espaços de disputa simbólica, e compreender como o discurso político e midiático circula nelas é essencial para fortalecer a democracia”, destaca Guazina, que também é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

 

Outro tema abordado pela Conferência será a relação entre a escuta social com a integridade da informação como forma de fortalecer a criação e implementação de políticas públicas, e contará com a participação online do professor Giorgio Marcello, do Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade da Calábria, na Itália, na segunda-feira (20), às 10h30.

 

“As universidades têm a tarefa de fomentar a pesquisa científica e o pensamento crítico, mesmo nesta área sensível da vida social e cultural. Além disso, estudos de renome há muito tempo destacam que a qualidade da informação é um pré-requisito para o desenvolvimento humano autêntico”, esclarece Giorgio, cujo tema central de suas pesquisas não são sistemas de informação, mas sim políticas sociais.

 

Lançamento de livros

Um dos momentos mais aguardados da programação é o lançamento de três livros inéditos que aprofundam as reflexões sobre o papel da linguagem, das plataformas e da política na era da desinformação. O evento literário acontece no dia 20 de outubro, às 19h, no auditório Pompeu de Sousa, na Faculdade de Comunicação da UnB.

 

Serão apresentadas as obras:

  • A Seta do Tempo (Mauad X, 2025), de Ana Regina Rêgo

  • Fascismo Zumbi (Garamond, 2025), de Marco Schneider

  • Linguagem e Cognição das Fake News (Pontes Editores, 2025), de Enrique Huelva Unternbäumen

Em A Seta do Tempo, Ana Regina Rêgo parte de uma reflexão filosófica sobre a transformação das plataformas digitais — de promessas de liberdade a instrumentos de manipulação informacional — para discutir como a tecnologia reconfigura a noção de verdade e os vínculos sociais.

 

Já em Fascismo Zumbi, Marco Schneider analisa as novas expressões do autoritarismo e a manipulação informacional na era digital, relacionando o avanço da extrema direita contemporânea ao esvaziamento do debate público e à regressão civilizatória imposta pela lógica neoliberal.

 

Por fim, Linguagem e Cognição das Fake News, de Enrique Huelva Unternbäumen, propõe uma análise linguística e cognitiva da eficácia das notícias falsas, classificando seus tipos e examinando como a linguagem influencia percepções e emoções em tempos de polarização.

 

SERVIÇO

2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação – Regulação de plataformas digitais e a salvaguarda da democracia

2º Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação
Data: 20 e 21 de outubro de 2025
Local: Auditório Pompeu de Sousa, Faculdade de Comunicação da UnB, Brasília
Inscrições gratuitas e programação: https://odorico.ibict.br/evento/conferencia-i3/

Transmissão ao vivo: disponível na mesma página do evento

 

2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação