UnB Notícias
Aula magna da FAU 1º/2025, com Shigeru Ban
Pela primeira vez, a Universidade de Brasília receberá o renomado arquiteto japonês Shigeru Ban, laureado com o prêmio Pritzker de arquitetura em 2014. A convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em parceria com o Núcleo de Estudos Asiáticos da UnB (NEASIA/CEAM) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), Shigeru Ban realizará uma Aula Magna na Universidade de Brasília no dia 30 de abril de 2025, às 16h, no Auditório da ADUnB, Casa do Professor, Campus Darcy Ribeiro.
Formulário de Inscrição (vagas esgotadas): https://forms.gle/TruuvKwjWZKZ1xiz7
LISTA DE ESPERA: https://forms.gle/te4mCJ8qRXHydH818
Ban possui uma vasta obra que combina beleza e sustentabilidade. Recentemente, o arquiteto tem se dedicado intensamente a trabalhos em áreas de risco e em situações pós-desastre ao redor do mundo.
Shigeru Ban nasceu em Tóquio no dia 5 de agosto de 1957. Desde a infância, foi impactado pelo ambiente criativo de sua família, mostrando interesse por carpintaria durante as reformas de sua casa de madeira, o que despertou sua paixão pela arquitetura. Seu talento artístico destacou-se desde cedo, principalmente nas aulas de arte e modelagem na escola. Ban estudou arquitetura na Universidade de Artes de Tóquio e na Cooper Union, em Nova Iorque, onde se formou em 1984. Durante a faculdade, também estagiou no escritório de Arata Isozaki.
Em 1985, recém-formado, Ban iniciou sua prática em Tóquio. Nos anos 1990, destacou-se com projetos residenciais que desafiavam noções espaciais tradicionais e que possuíam grande apelo plástico, como a Curtain Wall House (Tóquio, 1995) e a Wall-Less House (Nagano, 1997). Ele também inovou ao desenvolver pesquisas em estruturas de papel e no uso de materiais não convencionais, ampliando o diálogo da arquitetura com a sustentabilidade.
O avanço de suas pesquisas em papel possibilitou a construção de obras de grande escala, como o Pavilhão do Japão em Hannover (2000) – a maior estrutura de papel já construída – e a Catedral de Papelão em Christchurch (2014). Além disso, esse sistema foi empregado em projetos temporários de ajuda humanitária para abrigar refugiados e vítimas de desastres naturais, levando à fundação da ONG Voluntary Architects' Network (VAN). A organização se dedica à construção de moradias e abrigos em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, após os desastres ocorridos no Rio Grande do Sul em 2024.
Atuando como professor e voluntário, Ban continua a inovar, aliando beleza e sustentabilidade nos seus projetos e contribuindo significativamente para a arquitetura global e causas humanitárias. Sua habilidade em enfrentar desafios e inspirar novas gerações solidificaram sua reputação, sendo laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2014.
