Nota da Arquivologia em apoio à greve dos técnicos da UnB


Universidade de Brasília 00:00 - 00:00:00 03/06/2023 - 03/06/2023

NOTA DE APOIO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA À GREVE DOS/AS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS/AS DA UnB


A Coordenação do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB) vem a público manifestar seu apoio à greve dos/as servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade de Brasília (UnB). Reconhecemos a importância fundamental desses profissionais para o pleno funcionamento da Universidade e para a excelência acadêmica que nos orgulhamos de alcançar.


Compreendemos que a greve é uma forma legítima de protestar contra à perda da Unidade de Referência de Preços (URP), que simboliza 1/4 dos salários dos/as técnicos/as ativos e aposentados/as. Reconhecemos que essa perda financeira indelével está causando estresse, problemas emocionais e acarretará consequências negativas nas finanças dos/as servidores/as, e por conseguinte, impactará no dia a dia de cada servidor/a e no desempenho de seu trabalho. É preocupante o impacto que isso pode ter na estabilidade e bem-estar nas vidas de todas/os nós que compartilhamos o espaço da Universidade.

Os/as servidores/as técnico-administrativos/as são peças-chave na engrenagem que sustenta o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração em nossa universidade, sendo essencial para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento da comunidade acadêmica.

Entendemos que a perda da URP é um tema sensível e exige uma atenção especial por parte das autoridades competentes. É necessário encontrar soluções que minimizem os prejuízos causados aos servidores e que garantam sua segurança financeira. Acreditamos que a valorização e o respeito aos direitos adquiridos são fundamentais para promover um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Portanto, reiteramos nosso apoio e solidariedade aos servidores/as técnico-administrativos/as da UnB diante da perda da URP e nos colocamos à disposição para colaborar no que for possível em busca de soluções na construção de uma universidade cada vez mais justa, acessível e comprometida com o conhecimento e o bem-estar de sua comunidade.