Seminário Internacional Grito das Águas do Distrito Federal


Auditório Dois Candangos, Faculdade de Educação 08:00 - 18:00:00 21/03/2023 - 22/03/2023

A Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto com o Fórum de Defesa das Águas, articulação da sociedade civil que reúne setenta entidades de caráter socioambiental e que atuam no território do DF e Goiás (RIDE/DF), mobiliza-se para o Grito das Águas, seminário de amplitude internacional a ser realizado nos dias 21 e 22 de março de 2023, no Auditório Dois Candangos na Faculdade de Educação, UnB. A realização deste seminário impõe-se diante do quadro dramático em que se encontra a quase totalidade dos recursos naturais e hídricos no DF. Locais como Serrinha do Paranoá, Águas Emendadas, bacia do Descoberto, Chapada da Contagem, rio Melquior, entre tantos outros, seguem seriamente ameaçados pela urbanização e ocupação inadequada do solo, consequências de políticas públicas pouco comprometidas com o meio ambiente e o futuro do Distrito Federal.  

 

Vale lembrar que o DF é território de grande relevância no contexto do bioma Cerrado, berço das águas e caixa d’água do Brasil. Aqui brotam nascentes que contribuem de forma decisiva para a formação das principais bacias hidrográficas do país. Bacias essas que, ao longo do território nacional, propiciam o abastecimento hídrico, atividades agropecuárias e industriais e a geração de energia elétrica, impactando a economia nacional e a vida de dezenas de milhões de brasileiros.  

 

Em seus 5.800km², o Distrito Federal abriga sete bacias hidrográficas: dos rios Maranhão, Preto, Corumbá, Descoberto, Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos. Em nível interestadual, as bacias dos rios Corumbá, Descoberto, Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos são afluentes da bacia do rio Paranaíba, localizada na região central do Brasil e que abrange também parte dos Estados de Goiás, Minas Gerais e uma pequena parcela do Estado do Mato Grosso do Sul. Em nível nacional, estas bacias fazem parte da região hidrográfica do rio Paraná. Por sua vez, as bacias hidrográficas dos rios Maranhão e Preto fazem parte, respectivamente, das regiões hidrográficas do Tocantins-Araguaia e São Francisco.  

 

O Grito das Águas do DF organiza-se em forma de seminário internacional com espaço de fala para representantes da sociedade civil, dos poderes públicos distrital e federal e de organismos internacionais. Será dada ênfase aos relatos dos movimentos sociais e ambientais, atores que atuam em defesa das áreas de maior relevância e que estão em maior risco. Assim, o Grito das Águas será composto de painéis nos quais serão apresentados e debatidos diagnósticos, desafios, ameaças e soluções sobre as seguintes regiões produtoras de água:  

• Águas Emendadas e as bacias do Maranhão e do São Bartolomeu;

• Serrinha do Paranoá e o Lago Paranoá;

• Rio Melquior e a Bacia do Descoberto;

• Chapada da Contagem e Reservatório de Santa Maria.

 

Ameaças comuns a todas as regiões produtoras de água, a ocupação territorial desordenada e a especulação imobiliária ganham ainda mais os holofotes diante do processo de revisão do PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF - em andamento. O viés desenvolvimentista e imobiliário que o processo de revisão vem apresentando até agora deixa os atores sociais e ambientais extremamente preocupados. O Grito das Águas do DF tem o compromisso da ação e da continuidade.  

 

A partir das atividades desenvolvidas nos dois dias de seminário, será elaborado um Manifesto das Águas do DF que, junto a todos os diagnósticos e documentos produzidos pelas regiões produtoras de água, será encaminhado à Conferência da Água da ONU 2023 que será realizado na cidade de Nova York de 22 a 24 de março e aos poderes públicos brasileiros nas esferas distrital, estadual (GO) e federal. Também será elaborado um calendário de ações para o ano de 2023. O Grito das Águas é uma articulação em prol da vida no Cerrado que é o berço das águas do Brasil! 

 

Coordenação Geral: Profa Rosângela Corrêa, Faculdade de Educação, UnB. 

O seminário dará direito a certificado, os(as) interessados deverão inscrever-se no SIGAA. 

 

Orientações:  

As inscrições de todos/as os/as participantes no Seminário Internacional O Grito das Águas do DF deverão ocorrer pelo portal público do módulo de extensão do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), tanto a comunidade interna e externa à UnB, inclusive docente ou técnico/a administrativo/a da UnB. 

Indicamos a todos os participantes que utilizem o Portal Público do SIGAA: https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf 

 

  • Caso não tenha cadastro, é necessário fazer um cadastro, clicando na opção “Ainda não possuo cadastro”.  
  • No ato da criação do cadastro, se aparecer a mensagem que já há registro com o número do CPF, o/a participante deverá clicar na opção “Esqueci a minha senha”.  
  • Em último caso, na hipótese do/a participante não conseguir fazer o cadastro ou recuperar senha, ele/a deverá entrar em contato pelo e-mail dtedex@gmail.com.
  • Período de inscrição: 9 a 21 de março.

 



Seminário Internacional Grito das Águas do Distrito Federal