Como desenvolver polinização manual em maracujá


Fazenda Água Limpa da UnB 00:00 - 00:00:00 03/02/2023 - 17/02/2023

O Projeto Desenvolvimento Econômico impulsionado pela Agropecuária oferece cursos gratuitos voltados a produção agrícola para a comunidade brasiliense.

 

O primeiro Curso será sobre o cultivo do maracujá e terá aulas presenciais na Fazenda Água Limpa (UnB) e ou online.

 

O Projeto Desenvolvimento Econômico impulsionado pela Agropecuária do Instituto Promover IPHAC em parceria com dois grupos de pesquisa da Universidade de Brasília da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, o GEHORTI e GEPEC oferecem vários cursos durante o ano para a comunidade brasiliense que tem interesse em desenvolver ações de produção agrícola.

 

No mês de fevereiro, nos dias 03, 10 e 17 será ofertado o minicurso "Como desenvolver polinização manual em maracujá" que tem o objetivo principal de fornecer conhecimentos técnicos de como melhorar a qualidade e a produtividade do maracujá cultivado no Brasil.

 

Segundo dados do IBGE, o Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá, com 690.364 toneladas produzidas em 2020 e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. Ceará, Bahia e Santa Catarina são, respectivamente, os estados maiores produtores.

 

Em Brasília, a produtividade chega a 27.675 kg/hectare, 94% superior à média brasileira, que é de 14.271 kg/hectare. No núcleo rural Pipiripau (Planaltina), a produtividade vai de 30 a 40 toneladas por hectare.

 

A partir do conhecimento dessa técnica, junto com boas técnicas de manejo da cultura, o produtor pode promoverincremento de até 40% na produção do maracujá, além de promover o desenvolvimento de frutos de qualidade. É uma técnica simples, porém pouco empregada por produtores de maracujá no Brasil.

 

O Curso ocorrerá de forma presencial ( das 8h às 14 h)na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília- UnB e,no formato online ( das 15h às 21 h), podendo os interessados escolher a forma de participação. Serão ofertadas 100 vagas para o curso online e 60 vagas para o curso presencial.  As inscrições são por ordem de chegada.

 

O Curso será ministrado pela Dra. Daiane da S. NóbregaEngenheira Agrônoma graduada na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, mestre em Agronomia (Produção Sustentável/Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal) na Universidade de Brasília (2015) e doutora outorado em Agronomia (Produção Sustentável/Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal) na Universidade de Brasília (2016-2020).

 

O Curso tanto para o produtor, quanto para os profissionais da área possibilitará grande conhecimento sobre a cultura do maracujá. Para fazer as inscrições os participantes podem usar os links abaixo:

 

1- Inscrição para o curso on-line: https://www.e-inscricao.com/iphac/maracujaonline
2- Inscrição para o curso presencial (lá na Fazenda da UnB que fica no Park Way): https://www.e-inscricao.com/iphac/maracujapresencial

 

Serviço:

Curso Cultivo do Maracujá: 03, 10 e 17 de fevereiro

Mais informações: Dayanne Timoteo - (61) 9 92225-3621