Extensão Universitária e Formação Inicial de Geógrafos(as): a inserção curricular da Extensão em questão


Anfiteatro 9 - ICC Sul 08:00 - 12:00:00 06/02/2023 - 06/02/2023

A Universidade de Brasília (UnB), o Instituto de Ciências Humanas (ICH) e o Departamento de Geografia (GEA) realizarão o evento: Colóquio "Extensão Universitária e Formação Inicial de Geógrafos (as): a inserção curricular da extensão em questão", tendo em vista as mudanças que os cursos ofertados pelo GEA deverão receber.

 

O evento será realizado na próxima segunda-feira (06/02), das 08h às 12h, no Anfiteatro 9, ICC Sul, Campus Universitário Darcy Ribeiro. A temática versa sobre a Curricularização da Extensão em Geografia, prevista na RESOLUÇÃO Nº 7 do CNE de 18 de dezembro de 2018 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior. Esta Resolução prevê que uma carga mínima de 10% do currículo seja destinada a atividades de extensão universitária e seu cumprimento exige adaptações no PPC (Projeto Pedagógico dos cursos).

 

O objetivo do Colóquio é debater o tema com a comunidade acadêmica e a sociedade civil em seus setores interessados na qualidade da formação inicial de geógrafos e geógrafas, gerando subsídios para o Departamento de Geografia em sua adequação à referida Resolução.

 

A ideia deste evento surgiu em sala de aula da disciplina Extensão em Geografia (GEA 0061), no bojo das discussões sobre o tema da “Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão”. Está sendo organizado pelos próprios estudantes, sob a coordenação da Profa. Marli Sales e contando com o apoio do DEX, através da Diretoria Técnica de Extensão, do ICH, através da Coordenação de Extensão e do Departamento de Geografia, através da Coordenação Acadêmica dos cursos.

 

O professor Dr. Alexandre Pilati, Diretor Técnico de Extensão DEX-UnB abrirá oficialmente o evento. Para compor a mesa de palestrantes e debate foram convidadas a Profa Dra Katia Augusta Curado Pinheira (FE/UnB), a Profa Dra Priscila Rossinetti Rufinoni (FIL/UnB, coord de extensão do ICH), a Profa. Dra Rozana Reigota Naves (IL/UnB), Dra Claudia Renault (COQUEI/DAC/UnB e Prof Dr Mateus Torres Gamba (HIS/UnB, foi coordenador de extensão do instituto ICH e é membro da Comissão Permanente de Acompanhamento da Inserção curricular da Extensão DEX/DEG/UnB.

 

Mais informações no Instagram do evento: @extensao.gea.2023. Ali também pode ser feita a inscrição via link na descrição do perfil. Convidamos a comunidade do Gea e demais interessados (as) na discussão qualidade da formação inicial dos geógrafos e geógrafas a debater e contribuir com o novo curso de Geografia da UnB.

Extensão Universitária e Formação Inicial de Geógrafos(as): a inserção curricular da Extensão em questão