Oficinas do Observatório Internacional Estudantil da Informação


On-line 16:00 - 00:00:00 25/10/2021 - 04/11/2021

Projeto de extensão da UnB ministra oficinas de educação midiática e combate à desinformação

 

O ObservInfo - Observatório Estudantil Internacional da Informação, projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), vai oferecer uma série de oficinas de educação para a mídia. O objetivo é sensibilizar professoras e professores do ensino público do Distrito Federal, de Bauru e região sobre jornalismo, desinformação e as relações entre mídia e sociedade.

A programação conta com três oficinas, todas on-line, nos dias 25 e 27 de outubro, das 16h às 18h, e 4 de novembro, das 14h às 16h. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado. As temáticas das oficinas são independentes e é possível escolher qual/is participar.

Professoras e professores interessados em assistir às oficinas devem preencher o formulário de inscrição.

 

O que é ObservInfo?

Para contornar a desinformação e desenvolver ações de educação para a mídia, pesquisadores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) criaram o projeto de extensão ObservInfo. A iniciativa é uma parceria da FAC-UnB com o curso de Comunicação Social da Université du Québec à Trois- Rivières (UQTR), no Canadá. O projeto é co-financiado pelo Edital COPEI - Apoio à execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas, de inovação e de extensão de combate à COVID-19, da UnB, e na UQTR, pelo Fonds d’innovation pédagogique (FIP).

 

O projeto, além da dimensão pedagógica, também busca difundir conteúdos educativos e realizar intervenções junto à comunidade sobre a temática. Ele se ancora em três disciplinas do curso de Jornalismo da UnB: Ética e Jornalismo, Legislação e Direito à Comunicação e Teorias do Jornalismo. A equipe é coordenada pelo professor Fábio Henrique Pereira (UnB) e pela professora France Aubin (UQTR) e conta com a participação de outros discentes e estudantes do Brasil e do Quebec.

 

A proposta é ir além do trabalho de fact checking (ou checagem de fatos). O grupo procura fazer uma análise sistemática de conteúdos e atuar na desconstrução de enunciados enviesados ou com desinformação, além de oferecer instrumentos de formação da população em relação a esses assuntos. A intenção é, por meio de oficinas de mídia e da divulgação de materiais educativos, colaborar para que o público tenha condições de identificar e selecionar informações de qualidade. Atualmente, por exemplo, a equipe do ObservInfo está ministrando uma série de oficinas para alunos e alunas de 9º do Centro de Ensino Fundamental 05 de Brasília, na 408 Sul. O intuito é dialogar com os estudantes, ouvir relatos sobre como eles consomem informação e sobre quais temas gostariam de encontrar no noticiário, além de partilhar orientações e noções sobre como as notícias são construídas e produzidas e sobre o que é e como se constituem as desinformações.

 

O Observatório surge para reafirmar que ter acesso à informação de qualidade e saber distinguir uma notícia checada de uma desinformação são caminhos para fortalecer a democracia e o exercício da cidadania. O coordenador do projeto lembra que a falta de uma compreensão em relação às práticas de verificação da informação pode ter consequências sérias para a vida em sociedade, como ilustram os eventos recentes ligados à prevenção da pandemia de Covid-19, quando circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp um número expressivo de postagens que minimizam ou desacreditam a gravidade da situação, que anunciam falsas curas ou formas equivocadas de prevenção ao vírus. De modo a estimular estudantes e a comunidade em geral a compreender como se estruturam as notícias e os jornais, o ObservInfo debate e repensa conteúdos midiáticos.

 

Para saber mais, siga o ObservInfo e descubra o que é e como funciona a educação para a mídia. Ou entre em contato pelo e-mail observinfo.global@gmail.com.

 

Twitter: https://twitter.com/InfoObserv

Facebook: www.facebook.com/ObservInfo

Instagram: @observinfo

Institucional: www.observinfo.unb.br