Semana de Conscientização sobre Promoção de Saúde Mental e prevenção ao suicídio na UnB


on-line 00:00 - 00:00:00 21/09/2021 - 24/09/2021

 

 

No mês mundial de prevenção ao suicídio, a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), promove, entre os dias 21 e 24 deste mês, atividades sobre promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio. Todas as ações serão online e ocorrerão por meio de ferramentas como o YouTube ou Teams. A oficina é a única atividade que precisa de inscrição que poderá ser realizada no link https://linktr.ee/Dasu. Toda a comunidade da UnB está convidada a participar.

 

A semana faz parte do plano geral de retomada das atividades na Universidade e do programa UnB que cuida, que tem, entre suas diretrizes, a adoção de procedimentos e orientações relacionadas à preservação das saúdes física e mental. Importante ressaltar que a Dasu/DAC realiza trabalhos nesse campo durante todo o ano e quem quiser mais informações pode acessar o link acima.

 

Atividades da Semana de Conscientização sobre Promoção de Saúde Mental e prevenção ao suicídio na Universidade

 

21/9 às 10h (Abertura): Promoção da Saúde mental: um compromisso institucional de setembro a setembro

Facilitadores:

Prof. Dr. Ileno Costa. Decano de Assuntos Comunitários/UnB

Profa. Dra. Karine Wlasenko. UFMT e Brapep

Mediadora:

Profa. Larissa Polejack. Diretora da Dasu/DAC

 

22/9 às 10h (Oficina com docentes): A importância da relação professor-aluno para a saúde mental: como posso ajudar?

Facilitadores:

*Ainda estão sendo definidos junto às coordenações.

 

23/9 às 17h (Roda de conversa): Prevenção ao suicídio e o papel da universidade

Facilitadores:

Artur Mamed - Psicólogo, Conselheiro do CRP- 01. Doutor em Bioética e Mestre em Psicologia Clínica (UnB). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Analista de Gestão Educacional da SEDF.

Rubens Bias - Psicólogo, conselheiro de saúde do DF, criador do projeto Escuta e acolhimento, membro do extinto Comitê de prevenção ao suicídio do Ministério da Saúde, coordenador e autor no guia do CRP DF de Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação.

Elisa Reifschneider - Psicóloga, doutora na temática de psicologia ambiental, com foco em ambientes restauradores, pela UnB e mestre em psicologia da saúde pela Universidade de Leiden (Holanda). Coordenadora do Grupo Entrelinhas (Caep/IP/UnB), de prevenção ao suicídio e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps).

Mediadora:

Dra. Cristineide França (Coap/Dasu)

 

23/9 às 19h30 (Abertura): Segunda turma do curso de extensão proposto pela CoRedes/DASU/DAC Saúde Mental no Campus

Coordenação:

Dr. Gustavo Carvalho de Oliveira – Professor, psiquiatra e também coordenador da Liga Acadêmica de Psiquiatria do UniCeub (Lapsu).

 

24/9 às 15h (LIVE): UnB que cuida: ações de promoção da saúde nas unidades acadêmicas

Participantes:

Coordenadores de projetos aprovados pelo DAC

 

Onde se inscrever:  https://linktr.ee/Dasu