Cadastro: Conselho de Usuários de Serviços Públicos


On-line 08:00 - 00:00:00 29/07/2021 - 17/09/2021

UnB realiza chamamento para formação do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

A Universidade de Brasília (UnB) realiza chamamento para instituir o Conselho de Usuários (Decreto n. 10.228/2020), que tem como objetivo garantir uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “Esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”. Agora, por meio dos conselhos de usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.

Sua opinião é sim fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Os conselhos serão instituídos por meio da plataforma virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, lançada pela Controladoria-Geral da União. A atuação como conselheiro é voluntária e sem remuneração.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Não há necessidade de eleição e qualquer outro processo seletivo. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

Serão elaboradas, periodicamente, consultas acerca dos serviços públicos que a UnB oferece, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes servirá de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Solicitamos que o cadastro seja feito até o próximo dia 17/9/2021 (segundo chamamento), para, na sequência, começarem as avaliações. A previsão é que a primeira avaliação ocorra a partir dos dados do mês de agosto.

A plataforma está disponível no endereço: http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br.

Além do passo a passo abaixo, o interessado pode acessar mais informações no site da Ouvidoria da UnB: https://ouvidoria.unb.br/conselho-de-usuarios-de-servicos-publicos

 

Passo a passo para se cadastrar na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

1. Entre no site conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “login”.

2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta.

3. Realize o acesso com os dados da sua conta.

4. Selecione “Tornar-se conselheiro”.

5. Digite “UnB” na lista de serviços e clique no símbolo "adicionar".

6. Verifique que o UnB aparece em “Meus conselhos”.

7. Pronto! Em breve você receberá enquetes para avaliar os serviços da UnB!