XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública


on-line 14:00 - 00:00:00 20/05/2021 - 20/05/2021

Especialistas debatem o acesso igualitário a vacinas no mundo

 

Pouco menos de um ano foi o tempo necessário para surgirem as primeiras vacinas contra a Covid-19. Um feito inédito na história alcançado graças ao avanço da ciência e da tecnologia. Apesar da vitória, interesses de mercado, disputas geopolíticas e decisões governamentais atrapalham a distribuição dos imunizantes no mundo, especialmente, entre os países mais pobres. No dia 20 maio, às 14h, especialistas discutirão os desafios éticos para o acesso igualitário mundial a vacinas e medicamentos no XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública.

 

Inscreva-se aqui no debate. As inscrições são gratuitas e a sessão será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). Aqueles que acompanharem as discussões receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz Brasília.

 

Poder x Saúde Global

De acordo com o pesquisador Reinaldo Guimarães, professor do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pandemia de covid-19 têm evidenciado a importância multilateralismo na persecução de valores indispensáveis à saúde global, como a justiça e a solidariedade. Isso porque o multilateralismo tem exercido um papel de contraposição aos interesses de mercado e disputas por poder global. “A atuação da OMS reveste-se de grande importância como, por exemplo, foi o lançamento da iniciativa COVAX: a mais importante iniciativa a se contrapor à completa hegemonia dos centros de poder global e das empresas biofarmacêuticas que dele se nutrem”, explica o pesquisador.

 

Reinaldo Guimarães é um dos palestrantes do XI Ciclo de Debates, que também contará com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana. A moderação dos debates será feita pelo consultor sênior do Nethis e ex-ministro da saúde, José Agenor Alvares.

 

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) apoia a realização das sessões.

 

Confira a programação para este semestre do XI Ciclo de Debates.

 XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública