Encontro de pesquisadores do LETS de abril


On-line 10:00 - 11:00:00 30/04/2021 - 30/04/2021

O Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (LETS/CDS/UNB) discute ecoturismo, interpretação da natureza e experiências com especialista internacional

 

O turismo é reconhecido por seu potencial de promover a valorização e a conservação do patrimônio natural. Para isso, é necessário trazer para a prática as narrativas que reforçam os vínculos com a natureza, que permitem respeitá-la e interpretá-la, resultando em experiências inesquecíveis para quem viaja e, também, prósperas para quem recebe o visitante.

 

O LETS, Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) promove em abril seu terceiro encontro do ano, buscando compreender o papel da interpretação da natureza para promover uma experiência única ao lado de ampliar as possibilidades de conservação do meio ambiente.

 

Com o título “Como los guías intérpretes de Naturaleza mejoran la calidad del turismo y la conservación en el siglo XXI: ¿Interpretar para conservar o conservar para interpretar?”, o LETS, receberá o convidado de renome mundial Evarist March Sarlat*. Além de lecionar na Universidade Autônoma de Barcelona, é etno-botânico, fundador e guia de natureza da NaturalWalks em Barcelona. Sua empresa é dedicada a trazer uma nova filosofia de turismo a uma das cidades de maior destaque no turismo mundial. Seus tours foram premiados internacionalmente na especialidade de gastronomia/vinhos e ele ainda realiza um trabalho de consultoria para restaurantes mundialmente conhecidos, como o Celler de San Roca.

 

Evarist enfatizará a abordagem diferenciada do ecoturismo que tem colocado em prática nos tours que oferece. Em suas visitas, o especialista catalão busca construir uma imagem do território que conecta lugares emblemáticos com a natureza, a população, a arquitetura, a gastronomia e os próprios viajantes, que participam das histórias e trabalham com a imaginação. Evarist entende que “uma experiência inesquecível é aquela que acorda todos os nossos sentidos” e que nos provoca, inclusive, a perceber pequenos detalhes da vida. Ao observar sutilezas da natureza, é possível compor a narrativa (storytelling) de um produto turístico único, complementa ele.

 

Para a Professora Dra. Helena Costa, do Departamento de Administração (FACE/UNB) e coordenadora do LETS, “este olhar enriquece o modo como vemos um destino e um produto turístico de natureza, o que é particularmente relevante para transformar o turismo diante dos impactos da pandemia sobre o setor. Ainda, este belo diálogo permitirá uma ponte entre a academia, a sociedade e o mercado de turismo".

 

Para o Professor Dr. André Cunha, diretor da UnB Cerrado, professor do Departamento de Ecologia (ECL/UnB), do CDS e pesquisador do LETS “precisamos olhar para o potencial do turismo como aliado à conservação da natureza e instrumentalizar essa visão. Ainda, receber alguém de renome como Evarist Sarlat favorece a internacionalização da UnB”.

 

O evento será transmitido pelo canal do CDS/UnB no Youtube. O público poderá participar ativamente com perguntas para o convidado.

 

Serviço:

Encontro de pesquisadores do LETS de abril

Data: 30 de abril, sexta-feira

Horário: de 10h às 11h30 (horário de Brasília)

Onde: Transmissão via Youtube CDS / UnB:

https://www.youtube.com/c/CentrodeDesenvolvimentoSustentávelCDSUnB

Em espanhol, gratuito e com possibilidade de envio de perguntas ao palestrante

 

Sobre o LETS:

O Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS), criado em 2007, no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília, é um espaço de estudo e reflexão interdisciplinar que reúne pesquisadores de sete universidades brasileiras. É associado a outras quatro universidades fora do Brasil, sob a liderança do CDS.

CDS - Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (unb.br)

Encontros LETS disponíveis no Canal de Youtube do CDS/UnB

 

 

* Evarist March Sarlat

Evarist é o diretor e a alma da Naturalwalks. Ele transformou sua paixão pela natureza em sua profissão. É consultor e biólogo com mais de 20 anos de experiência em botânica e meio ambiente, especialmente relacionada ao uso de plantas, algas e fungos comestíveis, relacionados à gastronomia, saúde e desenvolvimento de projetos e atividades de ecoturismo. Desde 2014 é formador da Interpret Europe e tem trabalhado principalmente entre a Europa e a América Latina, onde transmite através da sua experiência na área, as bases da profissão de guia da natureza e a utilização de ferramentas de interpretação do patrimônio (texto disponível em Naturalwalks.com).

Para mais informações: https://sustainability-leaders.com/evarist-march-sarlat-interview

Encontro de pesquisadores do LETS de abril