XI Ciclo de Debates: Doenças Negligenciadas


On-line 14:00 - 16:00:00 18/03/2021 - 18/03/2021

Pesquisador da UnB coordena ciclo de debates sobre doenças negligenciadas na Fiocruz Brasília

 

Gerson Penna, docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade de Brasília (UnB), está entre os cientistas que mais contribuíram para os estudos sobre doenças negligenciadas no mundo

 

“Participarão dos debates renomados profissionais brasileiros e internacionais da ciência e da gestão. Vamos discutir os aspectos científicos, políticos e socioeconômicos relacionados às doenças negligenciadas”, conta o professor da UnB Gerson Penna, coordenador das sessões do XI Ciclo de Debates da Fiocruz Brasília e 8° colocado no ranking dos cientistas que mais contribuíram para os estudos sobre as doenças negligenciadas no mundo. Médico especialista em Dermatologia, Penna aparece em primeiro lugar entre os profissionais dessa área.

 

As doenças negligenciadas – como malária, leishmaniose, hanseníase e dengue – afetam cerca de 1.5 bilhão de pessoas em todo o mundo, mas somente algo em torno de 1% dos novos medicamentos lançados nas últimas décadas foram destinados a essas enfermidades. “Não gera lucro. É por isso que as indústrias privadas não têm interesse em investir recursos para as doenças negligenciadas”, explica Penna.

 

Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). Inscreva-se no canal e receba notificações sobre o início dos debates.

 

Sessão de abertura

A primeira sessão, em 18 de março de 2021, será a partir das 14h, com a vice-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, responsável pela área de Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, e com o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz, Carlos Morel. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, coordenará os debates.

Inscreva-se aqui na sessão de abertura do XI Ciclo de Debates. As inscrições são gratuitas.

Para receber o certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, é necessário realizar a inscrição.

 

Ciclo de Debates

O XI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é promovido pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) apoia a realização das sessões.

Confira aqui a programação de debates para este semestre do XI Ciclo de Debates.

 

Serviço:

XI Ciclo de Debates: Doenças Negligenciadas

Data: 18 de março – 14h

Transmissão ao vivo: youtube.com/nethisvideo

Quanto: Gratuito

Inscrições: http://bit.ly/doenças-negligenciadas-debate-março

Mais informações: (61) 3329-4661

bioeticaediplomacia.org

XI Ciclo de Debates: Doenças Negligenciadas