Editora UnB Debate: Como chegamos até aqui? – Pandemia, resistência e justiça


On-line 10:00 - 00:00:00 11/03/2021 - 11/03/2021

Editora UnB Debate – Como chegamos até aqui? – Pandemia, resistência e justiça

 

O “Editora UnB Debate” vai reunir os professores Lucio Rennó e Gabriela Neves, no dia 11/03, às 10h, para analisar os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe aos brasileiros e suas consequências e desdobramentos diante de uma realidade socioeconômica desigual e do retrocesso vivido neste momento pela C&T brasileira. O debate será transmitido pelo canal da Editora UnB no You Tube.

 

Recentemente, a Editora UnB lançou edição especial da revista Humanidades sobre a pandemia da Covid-19. As colaborações que nos chegaram mostravam sentimentos vários e ainda confusos em relação ao cotidiano transformado e ameaçador de nossas vidas. O conteúdo da revista e os poemas-visuais da artista Regina Pouchain motivam este debate.

 

Um ano após os primeiros casos, o Brasil vive tempos perturbadores e momento extraordinário de nossa história. São muitos fatores que se entrecruzam para explicar como chegamos até aqui. Uma política de Estado negacionista e promotora da destruição da saúde, da educação, da cultura, da ciência e dos direitos que compromete a vida cotidiana do cidadão brasileiro. O descaso que vitimou milhares de brasileiros leva a que pensemos com que formas de resistência e de justiça enfrentaremos este desafio histórico de reconquistar o Brasil e suas instituições democráticas. Sem perder de vista que não há paz se não houver justiça!

 

O debate, que faz parte das atividades culturais da 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, terá como objetivo ampliar o sentimento de solidariedade entre nós em resposta às injustiças de nosso tempo. A Feira, uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), será realizada no período de 08 a 17 de março e poderá ser acompanhada por este link https://www.feirabeu.com.br/

Editora UnB Debate: Como chegamos até aqui? – Pandemia, resistência e justiça