A Fábrica de Pipas, de Christus Nóbrega


Galeria Casa - Casapark 14:00 - 22:00:00 04/10/2019 - 27/10/2019

Entre 4 e 27 de outubro, a Galeria Casa, no Casapark, apresenta Fábrica de Pipas, de Christus Nóbrega. O projeto funcionará em turnos de 15 minutos, nos seguintes horários: de terça a sexta, das 14h às 22h; sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 

 

 

Fábrica de Pipas é uma instalação artística, interativa e performática, onde os visitantes podem participar fabricando pipas. Assistidos por dois monitores – performers que exercem as funções de "gerentes de produção" -, cada "operária e operário" trabalhará em turnos de 15 minutos, tempo médio para a produção de uma pipa. Depois de bater o ponto, vestidos de jalecos cinzas, trabalhadores e trabalhadoras seguem para a linha de produção. A cada 11 pipas fabricadas, a trabalhadora e o trabalhador levará uma para casa, carimbada e autenticada como tendo sido produzida na fábrica. As crianças podem participar acompanhadas dos pais.

 

Resultado de uma residência artística realizada por Christus Nóbrega na China em 2015, a "Fábrica de Pipas" é parte da exposição "Dragão Floresta Abundante", que passou pelos CCBB Brasília, Belo Horizonte e foi convidado a participar da 25ª Bienal de Curitiba. A obra discute a ambiguidade de um país que, ao mesmo tempo em que mantém tradições milenares, é pioneiro no mundo da tecnologia. Para a instalação na Galeria Casa, a Fábrica vem em uma versão mais robusta e convida o público a "pensar sobre a história da humanidade através do processo de fabricação de objetos", afirma o artista visual e professsor da UnB Christus Nóbrega.

 

Além da instalação performática instalada na galeria principal, Christus Nóbrega ocupará a saleta da Galeria Casa. No local, o público poderá conhecer mais sobre os processos criativos e o percurso do artista a partir de obras inéditas relacionadas à residência artística na China e de séries anteriores, além de cadernos de anotações.  

 

 

Serviço:

Ocupação 8

Fábrica de Pipas, dChristus Nóbrega- Instalação performática e interativa

Local: Galeria Casa, CasaPark – 1º Piso, corredor do Espaço Itaú de Cinema

Visitação: de 4 a 27 de outubro

De terça à sexta, das 14h às 22h

Sábado, das 10h às 22h              

Domingo, das 14h às 20h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

A Fábrica de Pipas, de Christus Nóbrega