Abertura da exposição Atentxs e Fortes


CAL UnB 19:00 - 00:00:00 18/06/2019 - 18/06/2019

Trabalhos de 16 artistas presentes na exposição ATENTxS E FORTES tensionam as relações entre gays, lésbicas, transgêneros e intersexuais com a sociedade brasileira. Resistir à violência, aos preconceitos e ao abandono é parte do cotidiano dos homossexuais e o enfrentamento é uma questão de sobrevivência. Este é o eixo que conduz a mostra Atentxs e Fortes - com um x mesmo, para descaracterizar o binarismo da linguagem e contestar o estereótipo de gênero.

 

Entre os artistas está o maior representante da arte queer brasileira, Victor Arruda, em atividade há mais de 50  anos sem nunca abandonar a temática das relações homossexuais e da crítica ao padrão de sociedade heteronormativa. Arruda atravessou as décadas de 1980 e 90, da Aids e do desbunde carioca, e chegou no século XXI seguro do legado artístico que construiu com ativismo político e suas memórias afetivas. Ao seu lado, estão jovens artistas que vivem em uma sociedade tecnologicamente avançada, mas enfrentam um conservadorismo consolidado, como Ramonn Vieitez, Lyz Parayzo, Camila Soato, Francisco Hurtz e o coletivo baiano Afrobapho. Ao todo, Atentxs e Fortes terá artistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Bahia e do Distrito Federal. A curadoria é de Clauder Diniz.

 

A mostra é um evento paralelo do Seminário LGBTI+ do Congresso Nacional, que ocorre há 16 anos e, nesta edição, terá como tema "Memória, Verdade e Justiça – 50 anos de luta", uma alusão ao levante de Stonewall, em Nova Iorque, ocorrido em 1969, quando gays, lésbicas e transexuais revidaram a violência policial e iniciaram a campanha pelos direitos civis dos homossexuais.

 

O Seminário está marcado para o dia 25 de junho. No dia anterior, 24, ocorrerá o primeiro Seminário LGBT da Assembleia Distrital, que tem entre seus parlamentares o primeiro deputado assumidadmente gay da história da instituição, dep. Fábio Felix (PSOL-DF).

 

Artistas que participam da exposição: Afrobapho, Camila Soato, Diego Bresani, Elvira Cachorra, Fernando Pericin, Francisco Hurtz, Helder Amorim, Livia Auler, Lynn Carone, Lyz Parayzo, Matheus Assunção, Rafael da Escóssia, Ramon Vieitez, Victor Arruda, Victor Hugo Soulivier e Wolney Fernandes.

 

Visitação: 19 de junho a 31 de julho, segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, 14h às 18h.

 

Abertura da exposição Atentxs e Fortes