Novas edições da revista Campus Repórter


Gentil Café 18:30 - 00:00:00 06/12/2018 - 06/12/2018
Estudantes da UnB lançam últimas edições da revista Campus Repórter na quinta-feira
 
As produções falam de trabalho, indígenas, imigração, acessibilidade, impacto do Zika Vírus e alimentação
 
As edições 20 e 21 da revista semestral Campus Repórter serão lançadas nesta quinta-feira. Com mais de 10 anos de vida, a Campus Repórter traz uma visão humanizada de temas do cotidiano, como o trabalho e a formação populacional do DF. Duas matérias lembram que Brasília reflete o Brasil por ser formada por imigrantes. É abordada a chegada de dezenas de refugiados da Venezuela que buscam no Brasil o início de uma nova vida. Mas, antes da inauguração da nova capital, a partir de 1959, descendentes de imigrantes japoneses que chegaram a São Paulo na primeira metade do século passado tomaram o rumo do Planalto Central, ocupando terrenos na Vargem Bonita, na região do Park Way e em outras localidades. 
 
Na edição 20, ao longo de 64 páginas, é possível conhecer a história da ocupação do litoral carioca no século XIX, o sagrado na Cultura Munduruku, os relatos de superação de quem já viveu nas ruas e um perfil da chef de cozinha Ana Toscano, que adotou a capital como lar desde a década de 1960. 
 
No campo da saúde, o impacto do Zika Vírus é retomado na mais recente edição a revista. A reportagem mostra como promessas de apoio e atendimento a crianças atingidas caíram no esquecimento. Também na área da saúde, uma matéria conta as histórias de luta e persistência de quatro mães de crianças e adolescentes portadores de deficiência que precisam driblar os problemas de cada dia.
 
A edição 21 aborda um tema conhecido dos estudantes da UnB: as marmitas, ou "quentinhas",  onipresentes em Brasília. Ainda na área de alimentação, uma das matérias tenta entender os segredos por trás da confeitaria, hoje "hostilizada" pelos apelos das comidas saudáveis. Esta edição traz ainda um ensaio fotográfico produzido por uma aluna do curso de Jornalismo da UnB sobre artistas de rua de Brasília e textos literários também de estudantes. 
 
A revista Campus Repórter é uma produção conjunta entre estudantes de jornalismo da Universidade de Brasília e colaboradores de outros cursos. A ideia é expor ao público brasiliense o exercício da apuração jornalística, complementada pela redação do texto, edição, ilustrações e editoração. 
 
As revistas serão lançadas na quinta-feira, 6 de dezembro, no Gentil Café. Também serão disponibilizadas em diversos pontos movimentados da UnB, como a Faculdade de Comunicação, o Restaurante Universitário e a Biblioteca - além de disponibilizadas no acervo online da Biblioteca da UnB (http://bdce.unb.br/collections/show/9).