VII Sernegra: descolonizar o feminismo


IFB - campus Brasília 18:30 - 00:00:00 18/11/2018 - 21/11/2018

De 18 a 21 de novembro, a capital federal sediará a VII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA), realizada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), marcando a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Além de simpósio acadêmico nacional, haverá palestras, debates, oficinas, shows musicais, espetáculos de teatro e dança, desfile de moda, espaço infantil, rodas de conversa e feira de afroeconomia. O evento, que vai movimentar o campus da 610 Norte, tem inscrições  abertas e gratuitas para todas as pessoas interessadas.

 

O simpósio conta com cerca de 300 inscritos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia , Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Alagoas, Goiás, além de Distrito Federal. Nas 24 seções temáticas, os pesquisadores compartilharão seus conhecimentos em áreas como literatura, audiovisual, políticas públicas, discurso, identidade, mídia, migrações, feminismo, práticas pedagógicas, direitos humanos, cinema, saúde, quilombismo e culinária. Tendo como tema “Descolonizar o feminismo”, o SERNEGRA 2018 abrangerá ainda quatro mesas de debates com a participação de convidadas de destaque no cenário acadêmico contemporâneo.

 

Seguindo a tradição de homenagear mulheres negras que entraram para a história por serem exemplo de luta contra o racismo e o patriarcado, a sétima edição do SERNEGRA vai reverenciar a memória de Marielle Franco, ex-vereadora do RJ, assassinada no último 14 de março, no exercício do mandato.

 

As inscrições para o SERNEGRA podem ser feitas no www.sernegraifb.org até 18 de novembro.