Workshop de Produtos Naturais


Auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde 09:00 - 12:00:00 19/09/2018 - 19/09/2018

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convidam para o Workshop de Produtos Naturais. A atividade será realizada no dia 19 de setembro, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e faz parte das ações de internacionalização dos programas.

 

Programação

9h - Estudio de los alcaloides de Amaryllidaceae iberoamericanas para uma explotación sostenible: Programa Cyted. Prof Jaume Bastida

O Dr Jaume Bastida é Catedrático (full Professor) do Departamento de Biología, Sanidad y Medio Ambiente da Faculdad de Farmacia y Ciencias de la Alimentación, da Universidad de Barcelona, Espanha. Tem uma larga experiência docente e na pesquisa em produtos naturais, dedicando-se especialmente ao estudo dos alcaloides de Amaryllidaceae, sendo um dos autores de uma patente (EU e EUA) de produção do alcaloide galantamina.

10h30 - Biomoléculas de origem fúngica. Dr. Félix Gonçalves de Siqueira

O Dr Félix Gonçalves de Siqueira é pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasilia-DF), no Laboratório de Processos Bioquímicos (LPB), na área de Processos Fermentativos e Enzimáticos. Tem experiência na área de Microbiologia, Enzimologia, Purificação de Proteinas, Biotecnologia enzimática para produção de bioetanol de segunda geração ou lignocelulósico, como também na bioprospecção de fungos filamentosos com potencial biotecnológico. Na área de bioquímica e enzimologia, destaca-se a purificação e caracterização de enzimas hidrolíticas oriundas de microrganismos degradadores de parede celular, como celulases e hemicelulases.

Workshop de Produtos Naturais