XV Quartas Dramáticas: "O bailado do deus morto"


Módulo 6, ICC Sul Subsolo 19:00 - 00:00:00 20/06/2018 - 20/06/2018

No projeto Quartas Dramáticas, são apresentadas encenações de leitura de peças teatrais. Nesta 15ª edição, a programação semestral iniciou em março, com a apresentação de Macunaíma, montagem do Grupo Semente e, na sequência, no mês de abril, com o monólogo Duas vezes Clarice, com Pedro Drummond. 
Em partir de 13/06, iniciou-se a programação final do Quartas Dramáticas, com encenações realizadas por graduandos, sob a supervisão dos responsáveis pelo projeto, Prof. André Luís Gomes (IL - TEL) e Profa. Glória Magalhães (IL - LET).

A programação final do XV Quartas Dramáticas reúne as peças: Mata teu pai, de Grace Passô; O bailado do deus morto, de Flávio de Carvalho; Relógios de areia, de Maria Shu; e À petit pierres, de Gustave Akakpo. As encenações são dirigidas, respectivamente, por Bárbara Figueira, doutoranda do PósLIT; Bruna Dutra, graduanda em Artes Cênicas. Gui Liones, monitor e graduando em Artes Cênicas, e André Luís Gomes, professor do TEL/coordenador do Quartas Dramáticas dividem a direção de Relógios de Areia. Encerrando a programação, a encenação À petit pierres, coordenada por Glória Magalhães, será apresentada em francês durante o III LIAME (Seminário de LITERATURA, ARTES E MÍDIAS) e II LOA (Seminário da Linha de Pesquisa Literatura e outras artes).

 

O BAILADO DO DEUS MORTO, de Flávio de Carvalho.

 

Em 1932, Flávio de Carvalho cria o Teatro da Experiência e encena o Bailado do Deus Morto - espetáculo de teatro-dança de sua autoria com estética inovadora, para o qual cria cenografia e figurino e que tem, em sua maioria, atores negros. O Bailado acontece ao redor de um deus animal moribundo: seres humanos mascarados assistiam perplexamente a situação e procuravam aleatoriamente lugares onde pudessem se aglomerar e se esconder, numa movimentação expressionista. Na concepção para o XV Quartas, a experiência dionisíaca-expressionista, evidencia a perplexidade diante dos retrocessos sociais e políticos.

XV Quartas Dramáticas: "O bailado do deus morto"