Prêmio Juliana Santilli – Agrobiodiversidade


Memorial Darcy Ribeiro 19:00 - 00:00:00 21/11/2017 - 21/11/2017

Nesta terça-feira, 21 de novembro, às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Juliana Santilli – Agrobiodiversidade – Edição 2017. A distinção homenageia Juliana Santilli, advogada socioambiental, pensadora e defensora incansável da agrobiodiversidade, que faleceu em 2015.

A premiação está dividida em três categorias: as duas primeiras premiam iniciativas ligadas à produção e ao uso da agrobiodiversidade e uma terceira premia uma produção intelectual sobre o tema, com sua publicação em forma de livro. No caso das duas primeiras categorias, será disponibilizado aos vencedores apoio para uma visita ou intercâmbio de experiências de agrobiodiversidade.

O premiado na Categoria 1, que contempla iniciativas que promovem a ampliação e a conservação da agrobiodiversidade, é o Projeto de Assentamento Agroflorestal José Lutzenberger, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), localizado no município de Antonina, litoral norte do Paraná, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. O projeto concilia a produção de alimentos livres de agrotóxicos com a recuperação da Mata Atlântica da região, “uma iniciativa de vida para as florestas e para as pessoas que nela vivem”, nas palavras dos proponentes. Nessa categoria, outras cinco iniciativas recebem o selo de reconhecimento do Prêmio Juliana Santilli.

Na Categoria 2, que contempla iniciativas que promovem e estimulam a agrobiodiversidade em experiências de economia solidária e associativa, os premiados são as lideranças do Território Tenonde Porã, com uma iniciativa que acontece na aldeia indígena Guarani Mbyá, na Zona Sul de São Paulo. Trata-se da Tembi´u Porã – Alimento Sagrado, projeto que recupera sementes dos alimentos sagrados e distribui as variedades recuperadas para outras aldeias Guarani Mbyá. Também, nessa categoria, outras cinco iniciativas recebem o selo de reconhecimento do Prêmio Juliana Santilli.

Na Categoria 3, cujo prêmio é a publicação pela Editora IEB - Mil Folhas, o vencedor é a coletânea intitulada “Práticas e saberes sobre agrobiodiversidade: a contribuição de povos tradicionais” que reúne textos de Ana Gabriela Morim de Lima, Igor Scaramuzzi, Joana Cabral de Oliveira, Laura Santonieri, Marilena Arruda Campos e Thiago Cardoso. Nessa categoria, o texto de Joana Braun Bassi, “Viver de mato só, não dá! Relações ecológicas entre pessoas, mato e paisagem de uma experiência etnográfica junto a habitantes do Confim da Águas”, é também agraciado com uma menção honrosa.

O Prêmio Juliana Santilli é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Brasília, as organizações da sociedade civil Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Bem-Te-Vi Diversidade, e a Editora Mil Folhas.