Entre Facas, Algodão


Livraria do Chico 10:00 - 00:00:00 22/11/2017 - 22/11/2017

Um advogado em fim de carreira deixa a vida para trás em Taguatinga, no Distrito Federal, e segue para a periferia rural onde passou a infância para fazer um acerto de contas com o passado e vingar a morte do pai. Esse é o enredo de "Entre Facas, Algodão", que o diplomata e imortal da Academia Brasileira de Letras João Almino acaba de lançar pela editora Record.

O autor estará na Livraria do Chico para uma prosa a respeito do livro.

 

Sobre o Autor

 

João Almino, cujos romances são altamente elogiados pela crítica brasileira, já conquistou alguns dos mais importantes prêmios literários. Está publicado internacionalmente e foi descrito pela Folha de S. Paulo "como um dos mais brilhantes autores de sua geração". Desde seu primeiro romance, os críticos reconheceram a qualidade e a originalidade de sua linguagem.

Nas palavras do escritor mexicano Alberto Ruy Sanchez, "ele é um autor único, que sabe chegar a profundas ideias sem sugar fora a vida de suas histórias". João Almino é também diplomata e foi recentemente eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

 

Sobre o Livro "Entre Facas, Algodão"

 

Quase trinta anos depois de seu primeiro romance e após seis romances ambientados em Brasília, João Almino escreve, em texto que prima pela linguagem, uma história que se passa principalmente no seu Nordeste natal. Um advogado em fim de carreira, habitante de uma das cidades do entorno de Brasília, abandona sua mulher e vai ao encontro dos fantasmas e fantasias de sua infância pobre ao comprar parcela da fazenda que pertenceu a seu padrinho, no interior potiguar e próxima à cidadezinha de Várzea Pacífica, onde também viveu. Segue em busca de um antigo amor, da vingança pelo assassinato de seu pai e de êxito no trabalho agrícola.

Um painel de dramas familiares, educação sentimental, ciúmes, ganância e disputas políticas vai se desenhando na sua memória, às vezes falha, ao longo da viagem de regresso a sua terra. Após a chegada, em meio ao contraste entre o velho e o novo, se depara pouco a pouco com surpresas que mudam não apenas seu futuro, mas também seu passado, levando-o a confrontos judiciais. Quem ele é realmente? De quem é filho? Quem foi o verdadeiro responsável pelo assassinato que ele veio vingar? A volta a Brasília se faz em situações dramáticas que lhe trazem nova perspectiva do que foi e será sua vida.