Endometriose Profunda


HUB 00:00 - 00:00:00 23/10/2017 - 23/10/2017

Estão abertas até 23/10 as inscrições para o 1º Curso teórico-prático em endometriose profunda, realizado gratuitamente pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). O treinamento, que ocorre de 26 a 28 de outubro, é voltado a médicos ginecologistas, urologistas, proctologistas e radiologistas do Distrito Federal e região.

 

O curso tem carga horária de 26 horas, distribuídas entre aulas teóricas, no auditório, e práticas, no centro cirúrgico, com a operação de quatro pacientes do HUB que aguardam pelo procedimento. A cirurgia será transmitida ao vivo para uma sala de aula. São ofertadas 100 vagas, mas por limitação de espaço, os 30 primeiros inscritos terão a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo da parte prática.

 

“O objetivo é chamar a atenção para a endometriose, doença que atinge 8 milhões de mulheres no Brasil, e estimular a profissionalização na área, já que hoje existem poucas equipes capacitadas para operar endometriose profunda”, explica o ginecologista do HUB e coordenador da iniciativa, Frederico Corrêa.

 

O treinamento conta com o apoio da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília (SGOB) e da Sociedade Brasiliense de Proctologia (SBrCP).

 

O que é endometriose

A doença ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce fora da cavidade uterina. O tipo mais grave é a endometriose profunda, caracterizada pela produção de nódulos e lesões que tendem a invadir outros órgãos, principalmente o intestino. O sintoma mais comum é a cólica menstrual forte. “É uma doença benigna, mas que traz muita dor e sofrimento, porque é crônica e pode voltar outras vezes, mexendo não apenas com a mulher, mas com a família inteira”, afirma Frederico.

 

De acordo com ele, o tratamento pode ser clínico, com o uso de hormônios e anticoncepcional para alívio da dor, ou cirúrgico, indicado quando há agravamento dos sintomas e infertilidade. No ambulatório de reprodução humana do HUB, 70% das pacientes têm endometriose, a maioria do tipo profunda.

 

Mais informações: cursoendometriosehub@gmail.com

Confira a programação!

Endometriose Profunda