OPINIÃO

Maria Inez Montagner é professora na Faculdade UnB Ceilândia (FCE). Pesquisadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), coordenadora do Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade (ObVul), diretora Financeira da Fundação Nagib Nasser (Funagib) e diretora científica da Rede Reuna Hans Brasil.

Maria Inez Montagner

 

O que é uma mamografia? Independentemente de como esse exame é feito, saber que podemos agir em nossa defesa contra uma doença tão cruel, faz deste exame um ponto central em nossa agenda de cuidados. Precisamos compreender que o nosso corpo dá sinais de que algo não vai bem e, se estivermos cuidando de nós mesmos, com toda certeza, vamos perceber e obedecer a estes sinais: essa é a principal maneira para se viver bem e não ficar esperando o pior.

 

Nem sempre a mamografia vai lhe dar como resposta o câncer, você pode ter o diagnóstico de um tumor não maligno que será retirado e assim sem a necessidade de intervenções mais agressivas e invasivas. Mesmo no caso de câncer, quando o diagnóstico é feito logo no começo, em muitos casos, não há necessidade de quimio ou radioterapia, nem mesmo hormonioterapias. Nestas condições precoces o controle do resultado poderá estar em suas mãos.

 

Mais que um direito cidadão de fazer esse exame, todos os anos, a cada dois ou de tempos em tempos, a depender da prescrição médica (não se esqueça, cada caso é um caso, não se baseie na vida e saúde dos outros, somos únicos, portanto, é preciso avalizar o que o seu médico indica e Ah! outra coisa: Google não é formado em medicina, certo?) é um dever do Estado fornecer as condições de realizar a mamografia.

 

Segundo a nossa Constituição e a Lei Federal nº 8.080 de 1990, as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde devem ser respeitadas no tocante a manter tanto nossa saúde individual e saúde pública, portanto a organização e o funcionamento dos serviços públicos relacionados a saúde são atribuições do Estado. Desta forma, você tem todo o direito de fazer seus exames de maneira gratuita e em caso de atendimento especializado também é seu direito recebê-lo. Caso contrário, existem canais para se fazer uma denúncia ou para se obter informações de como conseguir.

 

Um destes canais é a página da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SES/DF. Ela informa que para realizar a mamografia “primeiro você deverá realizar uma consulta médica e obter o pedido médico para o exame e Autorização de Procedimentos Ambulatoriais. Em seguida, a equipe de saúde ligada às Unidades Básicas de Saúde ou algum setor responsável pela regulação de exames/consultas como os hospitais, policlínicas e demais unidades de saúde, lançará o pedido no sistema de regulação da SES/DF e você será comunicado, via contato telefônico acerca do agendamento do exame”. Caso você ainda tenha dúvidas, deve se encaminhar ao Centro de Saúde mais próxima de sua casa ou falar com os Agentes Comunitárias em Saúde - ACS - de sua região domiciliar e você terá uma resposta precisa, pode confiar!

 

A mamografia é o único exame para a detecção de tumores nas mamas? Não. Há outras formas de se fazer a detecção, entretanto, ele ainda é o exame e modo mais indicado que se pode realizar por meio do Sistema Único de Saúde. O câncer é uma doença que, embora muito estudada, ainda não conta com a certeza de tratamento e cura, porém se conseguirmos descobri-lo logo no começo, com toda certeza, os danos para a nossa saúde física e mental serão os menores possíveis.

 

Você tem medo do diagnóstico? Eu também e todos temos medo dessa doença. Já ouvimos sobre o quanto as pessoas sofrem e o quanto envolve dor. Mas se você esperar o tempo passar, sem tirar da dúvida a sua suspeita, só vai piorar seu medo e ele continuará com você. Então livre-se logo dele e o enfrente. E o medo a gente enfrenta com medo mesmo! Ele somente serve para nos fazer mais cautelosos ou para agirmos nos precavendo, logo, nos adiantarmos e fazer os exames é o contrário do medo, nos traz uma maravilhosa sensação de alívio ao saber que você está livre da doença, mas caso o diagnóstico for de câncer, você terá a certeza de que tudo será resolvido com o menor trauma possível e de forma muito mais favorável.

Seu medo seria de ter a doença e não poder contar com uma rede de apoio e de assistência que esteja cuidando de você? Neste caso, e mesmo assim, não se desespere. Esteja certa de que temos profissionais da saúde que estão se empenhando, muito mais do que você possa acreditar, para que você seja atendida no menor tempo e com a melhor qualidade. Os profissionais da saúde, na sua grande maioria, se importam com a sua vida e com a sua saúde e fazem tudo para que você mantenha ambas. Ainda uma vez: se a experiência de alguém foi ruim ou mesmo se sua experiência foi ruim, não paute sua vida por isso. As pessoas mudam e as coisas sempre ficam diferentes, você poderá encontrar apoio para seu problema..

 

Não sinta culpa caso não tenha feito esse exame antes. Nem sempre a vida nos permite cuidar de nós mesmas da forma como merecemos: sempre temos outras pessoas para cuidar, trabalho, estudos e nem sempre tempo para si mesmo. Pense em uma coisa: quando viajamos de avião o conselho das comissárias de bordo para o caso de despressurização da aeronave é que primeiro você coloque a máscara em você e só depois ajude quem está ao seu lado. Essa é a melhor forma de se pensar na saúde. Não é possível cuidar dos outros se não se tem o corpo funcionando bem. Primeiro a sua saúde!

 

Será que é preciso saber muito sobre a mamografia? Creio que não, você precisa saber mais do diagnóstico preciso que esse exame pode lhe dar e procurar ter sempre muita saúde!

 

Post scriptum: gostaria de elogiar minha grande amiga Mônica Zangiacomo, que ao fazer a mamografia descobriu um câncer na mama logo no início, e por isso ela pode neste momento ler essa mensagem (Eu te admiro muito!).

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.