OPINIÃO

 

 

Samara Martins Silva é professora voluntária na disciplina Gestão da Biodiversidade na Faculdade UnB de Planaltina (FUP).  

 

  

 

Flávia Nogueira de Sá é professora adjunta na Faculdade UnB Planaltina (FUP). É doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas.

 

 

 

 

Andreia de Almeida é professora na Faculdade UnB Planaltina (FUP).

Samara Martins Silva, Flávia Nogueira de Sá e Andreia de Almeida 

 

Em pleno século XXI, quando os recursos naturais refletem impactos das pressões antrópicas e degradações delas decorrentes nos últimos séculos, as “iniciativas verdes” surgidas para o contexto do desenvolvimento de novas gerações mais conscientes se fazem necessárias. É ainda mais relevante que elas surjam dentro de um contexto universitário, capaz de engajar jovens para se tornarem atores das mudanças em seus núcleos sociais. Assim foi o contexto do surgimento do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina - Universidade de Brasília (FUP/UnB) que em 2023 “completou seus 15 anos”.

 

Criado com o objetivo de suprir a carência de um profissional capaz de aplicar as iniciativas ESG (traduzido da sigla em inglês, Meio Ambiente, Social e Governança), com ampla visão interdisciplinar e sólida base científica do saber ambiental e social, que promova a compreensão e intervenção nas complexas inter-relações dos meios natural, social, político, econômico, cultural, ideológico e territorial, o curso de Gestão Ambiental vem formando profissionais de excelência desde sua primeira turma. Egressos do curso hoje podem ser encontrados em empresas privadas dos setores de meio ambiente e agronegócio, secretarias de meio ambiente, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa em todo o país. 

 

Em 2023, aproveitou-se a oportunidade da Semana Universitária da UnB para realização da I Semana da Gestão Ambiental (SEGAM) da UnB, com uma programação pensada e preparada especificamente voltada para os discentes e docentes do curso, reunindo palestras, mesas-redondas, minicursos, saídas de campo, apresentação de posteres e interações entre egressos do curso e a comunidade em geral. Conforme detalha a presidente da Comissão Organizadora da Semana da Gestão Ambiental, profa. Dra. Andreia de Almeida, egressa do bacharelado em Gestão Ambiental FUP/UnB, “o evento representou uma oportunidade de resgatar a conexão dos graduandos com a universidade, enfatizando a importância das múltiplas vivências do estudante para além da sala de aula, tais como iniciação científica, estágio, empresa júnior e extensão. Somando-se a isso, o evento possibilitou estreitar laços entre a universidade, os egressos GAM/FUP e demais profissionais atuantes na área ambiental, fato que possibilita aos graduandos identificar nichos de atuação profissional.”

 

Considerando o contexto dos três pilares da educação pública – ensino, pesquisa e extensão – o evento pode proporcionar aos estudantes uma visão integrada das possibilidades de atuação do Gestor Ambiental como analista/técnico de sustentabilidade, consultor ambiental ou acadêmico. Para isso, pensou-se especificamente em direcionar o encontro para que os atuais discentes tivessem contato com os já egressos Gestores Ambientais da UnB. Essa oportunidade possibilitou uma troca de experiências capaz de salientar os pontos fortes e necessidades de melhorias no curso. Alguns dos egressos participantes foram Juliana de Castro (proprietária na Fonthe Ambiental, Luziânia - GO), Edmo Porto (Analista Sênior de Sustentabilidade na Leroy Merlin, Brasília - DF), João Paulo Sena (Professor Doutor na UNIMONTES, Montes Claros - MG), Wellington Mesquita (Especialista em Planejamento e Controle Mineral na CIPLAN Cimentos), Natalia Barbosa (Analista Ambiental na UPL Limited, entre outros. O ponto mais forte dessa ponte entre estudantes e egressos foi o “reconhecimento público que a Faculdade UnB de Planaltina, desempenha com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade no desenvolvimento de cada estudante formado ao longo dos últimos 15 no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da UnB”, conforme enfatiza a Profa. Voluntária do Curso de Gestão Ambiental e também egressa do curso na instituição, Profa. Samara Martins Silva.

 

Tópicos da atualidade na gestão ambiental como discussões sobre ESG, uso de instrumentos econômicos de gestão ambiental, projetos de conservação ambiental de espécies e ecossistemas no Cerrado e suas relações com ativos ambientais, integração entre sociedade e emergências climáticas, demarcação de terras indígenas e atividades culturais além do encontro entre estudantes e egressos do curso, foram algumas atividades do evento. 

 

A participação dos graduandos do curso na organização do evento foi encorajada pela coordenação do curso de Gestão Ambiental. Considerando as 23 ações desenvolvidas durante a SEGAM 2023, participaram do evento cerca de 250 pessoas. “Sabemos que esse número, por si, não reflete a preciosidade e riqueza do evento, mas representam um balanço preliminar das ações desenvolvidas. Além disso, esses números podem ser um indicador importante para repensarmos a proposição de futuras atividades no sentido de ampliar a participação de discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, terceirizados e a comunidade externa à UnB” conforme explica a profa. e presidente da Comissão Docente Organizadora da I Semana da Gestão Ambiental da UnB, Profa. Andréia de Almeida. 

 

Conforme salientado pela professora e coordenadora do Curso de Gestão Ambiental da FUP/UnB, Profa. Flávia Nogueira de Sá, em nome da Comissão Organizadora do evento “agradecemos muito o público presente, aos convidados pelo aceite do convite de participação, aos graduandos em Gestão Ambiental que participaram da organização, a Faculdade UnB Planaltina pelo suporte e a UnB por apoiar na condução da Semana Universitária, da qual a SEGAM foi atividade integrante, pela oportunidade de realização desse evento que une pesquisa, ensino e extensão dentro do tripé do ensino superior brasileiro, público, gratuito e de excelentíssima qualidade.” 

 

Por fim, como pontua a Profa. Andreia de Almeida “espera-se que a semente tenha sido plantada e que possamos colher mais encontros como este, oportunidades para os nossos estudantes, muito aprendizado para lidarmos com ciência e sabedoria dos diversos desafios ambientais do planeta.”

 

Texto escrito pela Prof. Voluntária. Samara Martins Silva em colaboração com a Coordenadora do curso e Profa. Flávia Nogueira de Sá juntamente a Profa. Andreia de Almeida e os demais integrantes da Presidente da Comissão Docente Organizadora da I Semana da Gestão Ambiental da UnB, ocorrida durante os dias 25 e 29 de Setembro de 2023.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.