OPINIÃO

Luiz Felipe Pereira Nunes é bibliotecário do Espaço Pop da Biblioteca Central (BCE) da UnB

Luiz Felipe Pereira Nunes

 
A biblioteca, um local construído para guardar e prover conhecimento, segundo Burke (2003), evoluiu como um espaço de salvaguarda para uma sede de conhecimento, lugar de debates e construções de ideias, um espaço comparável aos cafés dos anos cinquenta em Paris. Porém, esse santuário do conhecimento segue evoluindo, graças à missão do bibliotecário, como versa Ortega y Gasset em seu discurso aos bibliotecários em 1935 (1935): a profissão do bibliotecário iniciou-se por vocação, mas, com o passar do tempo, foi se adaptando para atender as necessidades da sociedade, e cabe ao bibliotecário se adaptar e se aperfeiçoar para que essas necessidades sejam atendidas. Apesar do compromisso com a informação ser um dos cernes do labor desse profissional, a população tem demonstrado demandas que fazem repensar a biblioteca e seus serviços. Para Milanesi (1997), é necessário que as bibliotecas se tornem centros de cultura e, para isso, deixem a velha ideia de biblioteca para uma nova possibilidade, um espaço onde o compromisso com a informação caminha de mãos dadas com a cultura, e que o bibliotecário comungue com os anseios da sua comunidade.

Para seguir o caminho de uma biblioteca mais humana, a Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) segue em sua missão de apoiar, de forma integrada, a pesquisa, o ensino e a extensão. E para colaborar nessa tarefa, a BCE realiza, no período de 23 a 26 de outubro de 2023, a Semana do Livro e da Biblioteca: vivências e práticas. A data foi instaurada pela lei 5.9191, de 18 de dezembro de 1966, em homenagem ao livro e à biblioteca de forma nacional, proporcionando assim um período para que as bibliotecas possam reforçar os seus laços com as comunidades que as cercam. A Biblioteca Central sente-se honrada em poder compartilhar, nesta data, a inauguração de um projeto que pretende, mais uma vez, abraçar a comunidade externa. O Espaço LER é uma das iniciativas e dos diversos serviços que os servidores da biblioteca, em uníssono, compartilham com a nossa comunidade, seja ela acadêmica ou externa. A Semana do Livro e da Biblioteca: vivências e práticas trazem à mesa os serviços que a biblioteca executa em formato de oficinas, assim como o seu modo, sua estrutura. É o momento para que os nossos frequentadores possam aprender sobre os alicerces da biblioteca e dos livros que amamos.

Além do conhecimento, a proposta do evento é vivências e práticas, e dentro das vivências, não podemos excluir o humano, as amizades que surgem nos momentos de estudo, os sorrisos que são compartilhados. Para relembrar que a biblioteca, como dito por Milanesi, é um espaço de cultura e socialização, teremos o primeiro Sarau BCE: Brasilidades, onde serão recitadas poesias e teremos uma banda tocando.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.