OPINIÃO

Soraya Fleischer é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Co-coordena o Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva (CASCA/UnB) e o Mundaréu, um podcast de divulgação científica em Antropologia (UnB/Unicamp).

Soraya Fleischer


O câncer de mama é um grave problema de saúde pública em nível global e nacional e afeta desproporcionalmente as mulheres. No mundo, é o tipo de câncer mais comum neste segmento da população (Di Leo et al, 2015). No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais prevalente entre as mulheres, com mais de um terço (30,1%) dos novos casos a cada ano (INCA, 2023). Para ao ano de 2023, o Instituto Nacional do Câncer já registrou a ocorrência de 73.610 casos novos. É também o tipo de câncer responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres no Brasil: em 2021, 18.139 morreram em decorrência da doença e a mortalidade por câncer de mama tem aumentado ao longo dos anos, com diferenças importantes entre as regiões do país (Azevedo e Silva et al, 2017; Diniz et al, 2017).

Apesar de muitas mulheres terem câncer de mama, poucas passam por isso tão jovens. Estima-se que apenas 7% dos casos da doença aconteçam em mulheres com menos de 40 anos (Anders et al, 2009). Uma dessas mulheres, com 36 anos em 2017, foi Dulce Ferraz. Dulce é psicóloga, feminista e uma amiga pessoal muito querida. À época, sugerimos que ela tentasse registrar a experiência do diagnóstico, autoeducação, tratamentos. Ela levou essa sugestão a sério e foi avolumando uma quantidade de reflexões, e-mails e mensagens, leituras e referências científicas.

Em 2019, a partir deste material todo, pensamos em escrever um livro sobre o câncer de mama em uma mulher jovem. De modo ainda mais interessante, decidimos fazer uma graphic novel. Recebemos apoio por um edital da Fiocruz e, com a contribuição da antropóloga visual Fabiene Gama e da ilustradora Camilla Siren, passamos entre 2020 e 2022 produzindo esse material. O resultado se insere no campo da medicina gráfica (graphic medicine), que utiliza ilustrações, infografia e narrativas como ferramentas de comunicação em saúde (Williams, 2012).

No mês de outubro de 2022, lançamos 180 graus - minhas reviravoltas com um câncer de mama pela Editora Nau. No site da editora, o livro está disponível gratuitamente no formato de ebook ou pode ser comprado no formato impresso. Neste mês de outubro de 2023, o livro é um dos materiais em meu curso de Antropologia da saúde, no Departamento de Antropologia (DAN0084). Numa turma com estudantes de Antropologia, Sociologia, Comunicação e Psicologia, aprenderemos como uma história em quadrinhos pode ser utilizada na formação profissional desta turma, bem como de estudantes da Enfermagem, Terapia Ocupacional, Epidemiologia, Oncologia, Farmácia, Nutrição, Design, Gestão Pública. A principal aposta é de que uma graphic novel, que transmite imagens, emoções e informações, possa garantir mais visibilidade para este tipo de câncer e mais expertise, também a partir das humanidades, para enfrentá-lo. A Antropologia da saúde e a Antropologia visual, reunidas neste livro, têm particular interesse no diálogo com quem está vivendo com o câncer de mama e quem está cuidando destas jovens mulheres. Neste sentido, temos investido em criar materiais didáticos estimulantes e oferecer disciplinas e oportunidades onde possam ser utilizados.

Referências

ANDERS, Carey et al. Breast Cancer Before Age 40 Years. Seminars in Oncology, 36(3), pp. 237–249, 2009. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2894028/.

AZEVEDO E SILVA, Gulnar et al. Detecção precoce do câncer de mama no Brasil: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista de Saúde Pública 51(Supl 1), p. 14s, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/tCdChWmsFnbdMdL9mFbDX5r/?lang=pt.

DI LEO, Angelo et al. New approaches for improving outcomes in breast cancer in Europe. The Breast 24, pp. 321-330, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25840656/.

DINIZ, Carmen Simone. et al. Breast cancer mortality and associated factors in São Paulo State, Brasil: An ecological analysis. BMJ Open. 2017. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/7/8/e016395.

FERRAZ, Dulce. 180 graus: Minhas reviravoltas com o câncer de mama. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2022. Disponível em: https://naueditora.com.br/produto/180-graus-minhas-reviravoltas-com-o-cancer-de-mama/.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Vigilância e Análise de Situação. Estatísticas de câncer. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.