OPINIÃO

Maria Hosana Conceição é química, professora da Faculdade de Ceilândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB.

Maria Hosana Conceição

Há pouco mais de vinte anos o Instituto de Química da Universidade de Brasília [IQ/UnB], a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa], Unidade Cerrados, Planaltina-DF e a Universidade Católica de Brasília [UCB] formaram uma equipe para realizar um projeto de pesquisa de pesticidas em solo. Qual foi o verdadeiro intuito dos pesquisadores, naquela ocasião, no contexto da pesquisa dos defensivos agrícolas? Podemos fazer uma rápida linha do tempo dando uma visão geral do que ocorria na época. Nos anos anteriores, o IQ havia investido recursos financeiros e de pessoal na orientação de uma tese de doutorado na área de análise de resíduos de pesticidas por cromatografia gasosa. Com a ideia de dar continuidade a essa modalidade de formação, o IQ decidiu dar suporte a jovens pesquisadores na área de análise de resíduos de pesticidas. Nesse contexto, a estudante Marianne Köck-Schulmeyer, recém-formada em Bacharelado em Química, nos demonstrou interesse nesta área da pesquisa. O professor Hugo Clemente de Araújo [IQ/UnB], prontamente se responsabilizou pela sua orientação. Além disso, o pesquisador da Embrapa Cerrados, Dr. Dimas Siqueira Resck e a professora da UCB, recém doutora na área de pesticidas, Maria Hosana Conceição, formaram uma equipe para que o projeto fosse realizado.

A Embrapa Cerrados, desde 1996, realizava projetos sobre a dinâmica de sistemas de preparo e manuseio de culturas e seus efeitos nas propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo; que consistiam em plantios de soja alternados com o plantio do milho. Como já é sabido, o mundo é dos insetos e das ervas daninhas. O homem ao usar a terra/solo para a agricultura, para produção de alimentos em quantidade e qualidade, poderá fazer uso, corretamente, seguindo as boas práticas e técnicas de uso de defensivos agrícolas, como por exemplo, o ácido 2,4-diclorofenoxi acético [2,4-D], um defensivo agrícola utilizado para evitar o crescimento de ervas daninhas.

Assim, para conhecer o caminho do herbicida 2,4-D em diferentes manejos de preparo do solo para plantio, com o apoio da Embrapa, foram coletadas amostras do solo, em duas profundidades, durante o período de preparo usando o herbicida 2,4-D. As amostras foram enviadas para o IQ/UnB, onde foram analisadas.

O processo de análise consiste em transformar o 2,4-D em um derivado mais volátil para ser analisado em um equipamento capaz de detectá-lo. Foi possível conhecer como ocorreu a migração do herbicida em diferentes sistemas de tratamento do solo para plantio. Foi, também, concluído que “o caminho do herbicida 2,4-D em solos cultivados depende não só das propriedades do solo, mas, principalmente, do manejo que o solo sofreu”; indicando que o agricultor deve se preocupar com a produtividade, mas, também, deverá ser responsável pela preservação ambiental. Com esses resultados, a estudante apresentou a dissertação de Mestrado e, posteriormente, foi aceita no Consejo Superior de Investigaciones Cientificas de Barcelona [CSIC/Barcelona/Espanha], como pesquisadora, no grupo do Dr. Damià Barceló, pesquisador chefe, e da Dra. Miren López de Alda, pesquisadora do Instituto de Diagnostico Ambiental y Estudios del Agua [IDAEA], para desenvolver projetos de análises de compostos orgânicos em amostras ambientais. No CSIC, teve a oportunidade de realizar o doutorado, pela Universitat de Barcelona, com a tese intitulada Plaguicidas polares en el medio ambiente: análisis . presencia y evaluación de riesgo. Durante sua passagem pelo CSIC; como doutoranda e depois como investigadora; publicou dezenas de artigos em revistas, de alto índice de impacto, e capítulos de livros, colaborou em orientações de mestrado, doutorado e de pós-doutorado, e na avaliação de projetos de investigação internacional. Também participou como coordenadora e gestora de projetos internacionais europeus e divulgou sua pesquisa em diversos eventos internacionais.

Esse artigo de opinião ilustra a importância da parceria entre Universidades, Empresas e Centros de Pesquisas, nacional e internacional, para a formação de mestres e doutores nas diferentes áreas do conhecimento. O IQ/UnB, há duas décadas, foi um exemplo dessa parceria, desafiadora e inovativa na área de análise de resíduos de pesticidas em solo. Desafiadora por exigir as habilidades tanto de química orgânica quanto de química analítica num trabalho muito minucioso e, inovativa porque abriu portas para uma química analítica até então pouco explorada pelos pesquisadores do IQ/UnB.

O IQ/UnB cumpriu com a missão da Universidade, a saber, “ser uma Universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de atuação de excelência” (Universidade de Brasília, 2023, p. 24).

Referência

Universidade de Brasília. (2023). Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028. In Coordenação de Planejamento e Apoio à Governança (Ed.), UnB (1a., Issue 1).