OPINIÃO

 

Denise Imbroisi é decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional.

Denise Imbroisi

 

Em 2022, a Universidade concluiu mais um ciclo de conquistas e realizações. Fruto de um planejamento robusto e integrado às finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, alcançamos um novo patamar de excelência acadêmica e gestão institucional.

Somos hoje a sétima melhor universidade federal na classificação da Times Higher Education (THE) Latin America, com reconhecimento nacional e internacional da nossa excelência acadêmica. Entre as instituições nacionais, estamos na 12º posição com um desempenho crescente nos indicadores de qualidade da educação superior e nos rankings nacionais e internacionais.  

As conquistas dos últimos cinco anos são inúmeras e valiosas. Nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, podemos destacar a política integrada da vida estudantil, a implantação do Sigaa, os editais de apoio à mobilidade acadêmica nacional e internacional, a regulamentação das ações afirmativas na pós-graduação, a expressiva melhoria dos programas de pós-graduação na Avaliação Quadrienal da Capes e o IGC 5 da instituição. Houve a inauguração de novos polos de extensão e a constituição da Rede de Polos de Extensão (Repe).  

Buscando ampliar a assistência estudantil e o atendimento aos discentes, foram implementados o Programa de Monitoramento Acadêmico dos Estudantes da Assistência Estudantil o apoio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade visando à aquisição de computadores. A partir dos trabalhos realizados pela Comissão de Acompanhamento da Ação Orçamentária 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), foi possível desenvolver estudos e implementar iniciativas importantes, tais como a inserção de estudantes da assistência estudantil em cursos de capacitação extracurricular, o apoio a estudantes vulneráveis, no período da pandemia, por meio da oferta de auxílios emergenciais, o auxílio-creche e o auxílio saúde mental.

No âmbito da pesquisa e inovação, podemos citar a criação da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), a elaboração e a aprovação da Política de Inovação da Universidade, o lançamento da Plataforma UnB Pesquisa e a realização da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) em julho de 2022. Merecem destaque também as diversas iniciativas e os mais de 200 de projetos de pesquisa relacionados ao enfrentamento da covid-19.

No tocante às políticas para a modalidade a distância, são evidentes os avanços dos recursos de acessibilidade digital e produção de materiais didáticos, além do desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem no âmbito do Programa A3M e do Programa Rotas de Inovação Universitária (RIU). A Universidade garantiu a continuidade das suas finalidades essenciais por meio ensino remoto emergencial durante o período de pandemia, sem interromper as demais atividades acadêmicas e administrativas que continuaram a ser executadas de forma remota por meio dos ambientes virtuais e plataformas digitais.

Com foco na internacionalização, nossa Universidade elaborou e implementou o Plano de Internacionalização 2018-2022 e participou de diversos editais do Programas Capes PrInT. Lançamos o programa UnB Coopera+ e fomentamos ainda mais a mobilidade acadêmica nacional com a adesão ao Programa Andifes de mobilidade acadêmica.

Na esfera da gestão, aperfeiçoamos a nossa governança institucional, transparência e simplificação de processos. Destacam-se o programa Simplifica UnB, a implementação da Política de Gestão de Riscos e do Plano de Integridade, a reposição do nosso quadro de servidores por meio da realização de novos concursos, a conclusão e o início de diversas obras pelos quatro campi e a modernização da infraestrutura física e tecnológica com a aquisição de novos equipamentos e instalação de usinas de geração fotovoltaica. Avançamos muito na segurança da nossa comunidade com a implementação do sistema de videomonitoramento 24x7, a criação dos corredores de segurança e a instalação de postes de segurança para comunicação direta com a Central de Monitoramento.

Buscando a garantia dos direitos humanos e o cumprimento da missão institucional da UnB no campo dos direitos humanos e da responsabilidade ambiental e social, são destaques a criação da Secretaria de Meio Ambiente, a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS), a criação da Câmara de Direitos Humanos, vinculada ao Consuni, da Secretaria de Direitos Humanos, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária/DAC. O Consuni aprovou, ainda, a Política de Direitos Humanos da UnB. Elaboramos e implementamos a política de Acessibilidade da UnB, ampliamos as vagas do vestibular indígena e ofertamos diversas atividades voltadas para as práticas esportivas, lazer e promoção da cultura, mesmo que de forma remota em decorrência da pandemia.

Esses são apenas alguns exemplos da capacidade da nossa UnB e da dedicação diária e incansável da nossa comunidade, que evidenciam de forma inequívoca o nosso potencial de superação e de cumprir nossa missão. Mesmo diante de um cenário desafiador, ao considerarmos anos de restrição de recursos do governo federal para investimento e custeio da educação superior e da pesquisa, com diversos cortes dos recursos orçamentários que necessitávamos para cobrir as despesas de funcionamento das universidades federais dos últimos anos, além dos impactos sociais e econômicos da pandemia de covid-19, a nossa UnB manteve o seu compromisso com a formação de cidadãos e cidadãs e com a valorização da ciência e das diversas formas de pensamentos e saberes. Estudantes, servidores técnicos e docentes, colaboradores, unidos e atuando colaborativamente, fomos incansáveis na construção diária de nossa Universidade de Brasília.

Comemoramos os 60 da nossa Universidade e não deixamos de pensar sobre o futuro. Em 2023, iniciamos um novo ciclo de planejamento, traduzido no PDI UnB 2023-2028. Sob o lema Futuro é Agora, nos preparamos para projetar toda a história dos últimos 60 anos para a construção de uma Universidade mais inclusiva, acolhedora, diversa, internacional, sustentável e inovadora nos próximos anos. Caminharemos em direção à promoção do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão de excelência a partir da construção de novos caminhos pautados pela valorização da ciência, garantia dos direitos humanos, promoção da qualidade de vida e formação integrada e qualificada.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.